Pesquisar este blog

16 de agosto de 2002

Você Sabia

Que já em 1923, apenas quatro anos após a fundação da Ordem DeMolay, o número de iniciados já passava de 65 mil?

Que em outubro de 1995, foi fundado e instalado o primeiro Capítulo da Bolívia, subordinado à Oficialaria Executiva de São Paulo, na cidade de Santa Cruz de la Sierra?

Que antes da fundação do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay havia um chamado "Grande Conselho da Ordem DeMolay", composto primeiramente por 13 maçons, e que ao contrário do que se deveria imaginar, o Tio Frank S. Land não era o Grande Mestre, mas sim o Grande Secretária Geral?

Que o Brasil é o país aonde a Ordem mais cresce no mundo?

Que em 1934, o Presidente Frankilim D. Rooservelt foi nomeado 1° Grande Mestre de Honra da Ordem DeMolay Internacional?

A Ordem DeMolay foi considerada pela Organização das Nações Unidas - ONU - como organização não-governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que "educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto?

Que o Estado de Minas Gerais é o estado Brasileiro com o maior número de Capítulos e DeMolays do Brasil?

Que o Primeiro Mestre Conselheiro da América do Sul, foi o filho do nosso estimado Tio Alberto Mansur, o Ir Jorge Mansur?

Que Neuza Amaral "Atriz ", é Madrinha de Honra do Capítulo "Rio de Janeiro" da Ordem DeMolay?

Que o Tio Frank Land nunca foi Grande Mestre da Ordem DeMolay, o único cargo que ele ocupou até a morte de Grande Secretario Geral?

Que a Ordem DeMolay só tem Dois Graus, o resto são honrarias, e Associação paralelas a Ordem DeMolay?

Que o primeiro presidente de Conselho Consultivo da América do Sul foi o Tio Luiz Fernando Rodrigues Torres?

Que Frank S. Land nos deixou no dia 08 de novembro, lembrado anualmente pelos Chevaliers da Ordem?

Que um Conselho Consultivo é composto por pelos menos 6 Mestres Maçons?

Que a Ordem DeMolay já está com 83 anos de sua Instalação em Kansas City, Missouri, Estados Unidos América?

Que o mais ilustre membro do Hall da Fama DeMolay, o Ir Senior DeMolay Bill Clinton, esteve no Brasil em 15 de Outubro de 1997 e atendeu os Irs. do Rio de Janeiro em seu próprio quarto, fora da programação oficial?

Que o Ritual DeMolay não foi baseado do R.E.A.A. e sim pelo Rito de York?

Que o Supremo Conselho Internacional em seus primeiros anos era chama de Conselho DeMolay?

Que o Mestre Conselheiro era chama de Presidente, o 1.° Conselheiro era chama de 1° Diretor e o Sentinela era chamado de Guardião-das-Armas?

Que os 3 primeiros Estados a receberem a Ordem foram RIO de Janeiro, RIO Grande do Sul e RIO Grande do Norte?
Ordem DeMolay no Brasil
A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços de Alberto Mansur, que tomou conhecimento da Ordem em 1970, em uma de suas viagens aos Estados Unidos, através da leitura do "The New Age - July 1969", comemorativo dos cinquentenário da Ordem DeMolay. Percebendo a suma importância desta Instituição, e a necessidade de preencher uma vital lacuna na açonaria brasileira, o sonho de trazer a Ordem DeMolay para o Brasil foi despertado.

Após diversos contatos infrutíferos com o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, Alberto Mansur conheceu pessoalmente em 1974, o Soberano Grande Comendador Norte-Americano George A. Newbury, que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, realizada no Rio de Janeiro, a quem revelou seu desejo de fundar a Ordem DeMolay no Brasil.

Logo após Newbury regressar ao seu país ocorreram os primeiros contatos do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay com o Brasil. O sonho estava se tornando realidade !

Alberto Mansur em seu primeiro relatório oficial como Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, anunciava como meta prioritária de sua gestão a criação da Ordem DeMolay no Brasil, iniciando um grande trabalho de divulgação da Ordem em toda a extensão do Território Brasileiro.

Passados cinco anos, sem êxito; atéque, pela anifestação do Destino, Alberto Mansur obteve a felicidade de conhecer em Boston, no ano de 1979, o então Grande Mestre Internacional C. C. "Buddy" Faulkner, Jr grande líder e entusiasta da Ordem DeMolay, que com grande visão, imediatamente confiou em Mansur, autorizando-lhe a fundar a Ordem DeMolay em nosso país, nomeando-lhe, em 06 de março de 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.

Desta forma, foi decidido patrocinar o primeiro Capítulo da Ordem DeMolay no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sob o patrocínio do Supremo Conselho do R.E.A.A., com o título de Capítulo Rio de Janeiro da Ordem DeMolay.

Somente 5 anos após a fundação do Capítulo Rio de Janeiro, quando a Ordem no nosso país já contava com 25 Capítulos, é que tivemos a oportunidade de ter nosso próprio Supremo Conselho. Esta exclusividade estava restrita antes apenas a Canadá, Filipinas e Austrália.
Taí o craque do Mengão com a comenda do Conselho Consultivo!!!! Lógico que deve ser Conselheiro de Esportes!!!!
Site do Dia:
Irmão José Carlos da Costa Araújo - Iniciado no Capítulo Rio de Janeiro 001 (SCODB) em 1982, até hoje mantém-se propagando e vivendo o ideal DeMolay! Ah, ele também é conhecido como Zé Carlos, e foi goleiro da Seleção Brasileira e do Flamengo (seria isto um pleonasmo???). Clique no Brasão para acessar o que ele fala sobre a Ordem!
Neste exato dia 16 de agosto, há exatos 22 anos atrás, os primeiros 59 DeMolays brasileiros tomavam corpo com a fundação do "Rio de Janeiro Chapter - Order of DeMolay - Brazil Jurisdiction". É, deste jeito mesmo, com sotaque gringo!

Parabéns a todos os que nos deram a oportunidade de hoje estar aqui!
Ah, isto foi publicado aí embaixo porque a Rede Record exibiu o Capítulo Harmonia Itajaiense e falou sobre a Ordem DeMolay somente devido ao McDia Feliz!
Está se aproximando uma das promoções que mais agitam os Capítulos do Brasil inteiro: o McDia Feliz!

Apesar de todos os protestos contra globalização e tudo o mais, a atitude do McDonald´s deveria ser seguida por outras empresas. Por isso, devemos dar nosso apoio, sim. E não adianta disfarçar que eu sei que vc gosta de Big Mac!
Site do Dia:
Suprema Sessão 2002 - Muitas Filhas de Jó brasileiras estão lá, inclusive a Suprema Deputada Assistente, Ana Paula Maciel, noiva do nosso Irmão Faniano, Tesoureiro da Alumni Brasil.
Muitas invencionices Maçônicas são transmitidas à Ordem DeMolay brasileira:

a. jeito certo de sentar
b. jeito de pedir a palavra
c. uso de espada pelo sentinela

e tantas outras. Isto se explica por várias razões. Vejam só os 4 primeiros Capítulos: Rio de Janeiro, Barra Mansa, (viaje 2000 km) Pelotas, (viaje 5000 km) Caicó. Vc acha que era em toda esquina que se achavam outros DeMolays experientes como hoje. O que os "Tios" achavam virava lei, verdade absoluta, como se o próprio Frank Marshall tivesse escrito.

Se não está escrito em documento oficial do Supremo Conselho, não existe. Triste, rude, mas é verdade.
Quando fui iniciado, na época do Ritual em tupi :-) todo reles DeMolay queria ser Primeiro Diácono. Por que??? Porque, de acordo com o que se dizia, o 1D sucedia o 2C. E foi assim que me foi ensinado.

Mas não te contaram também que vc nasceu na horta de repolho? Pois é, esta é a mais absoluta lenda.

Chegou-se a comentar que o próprio Ritual dava essa brecha (fala do 1D na página 38 da sétima Edição do Iniciático). O simples fato do 1D ser quem apaga e acende as velas dos candelabros (esta é a ajuda aos Conselheiros) o torna sucessor imediato do 2C??? Explicação muito simplista, não acham?

Vou revelar então, de verdade, quem sucede o 2C: quem for eleito 2C para a próxima gestão! Só! :-)
Atendendo a pedidos:

Olá pessoal

Sei que esta lista é séria, e destinada a melhorar a nossa comunicação e harmonia em nossa região, por isso desde já peço desculpas se alguém se ofender com a
história que irei contar aqui (se bem que o único que talvez se ofenda seja o Jamil).

Estava eu, Jamil e Zezão(Vulgo José Maurício hehehe) caminhando pelas proximidades do Mercado Municipal de Taubaté, quando passa um rapaz de aparência
desconfiadora em cima de uma bicicleta rosa (aquelas antigas Ceci da Caloi), e grita:

-OLÁ MIMI, COMO VAI VOCÊ?

Agora eu me pergunto? Qual será a relação desse rapaz desvairado de bicicleta rosa e aparência suspeita com o nosso MCR José Jamil? Ou como preferirem: MIMI!Acreditem, essa história é verídica! O Zezão é testemunha. Bom pessoal fico por aqui. Brito se você almejar, pode coloar essa história em seu blog, e é claro pode
distorce-lá o quanto você quiser! Jamil, você sabe né? Apenas uma pequena brincadeira hehehehe

Abraços a todos!!!!
Rafael Pasin Oliveira de Menezes
UIN:40120192
_____________
Bem, não distorci! Jornalismo Hora a Hora é sério!!! :-)