Pesquisar este blog

5 de outubro de 2001

Ah, esse Bush é o atual Venerável Mestre da Loja que patrocina o Capítulo, inclusive, a Oak Forest Masonic Lodge.
Site do Dia: Past Mestre Conselheiros do Capítulo Reagan #203 (Houston - Texas)! São quase 250 PMCs!!! Detalhe: vejam o nome do MC de 1959-III, lembrando que George W. Bush nasceu no Texas!!!
Estou ouvindo agora artista: Vangelis (música: heaven & hell part II do álbum "Gift"). O que posso dizer???? Magnífica!!!! Considerem-na para os Graus da Cavalaria seriamente!!!

Hoje dormi tão bem!!!! :-)
Já temos um candidato a Vice-Presidente da Associação:

Irmãos da Associação e DeMolays do Paraná,

Estou lançando a partir deste e-mail a minha Candidatura a Vice-Presidente da Associação Alumni.
Isto porque, vislumbro nessa instituição uma força imensuravel para o crescimento da Ordem DeMolay no Estado do Paraná, bem como a manutenção dos líderes que já receberam a Coroa da Maioridade.
Em virtude desses fatos honrosos e devido aos propósitos cultivados por essa Administração (Irmão Marcelo H. Brito dos Santos) da Associação, candidato-me ao Cargo de Vice-Presidente.

Desta forma, peço ao Pai Celeistial que Ilumine a todos os Candidatos a esse digno posto, bem como todos os membros da grande Família DeMolay .

Saudações,

Anderson Rodrigues Ferreira
Membro da Associação Alumni do Capítulo Curitiba

3 de outubro de 2001

Site do Dia: DeMolay Missouri, o Estado aonde a Ordem nasceu!
Não sei, Victor, se realmente haverá outro candidato além do Carlos Anselmo, que está mesmo muito bem articulado!
Convite de Elevação do Capítulo Campo Mourão:

Em nome do Capítulo Campo Mourão n.º 28 da Ordem DeMolay, venho convidar todos os interessados para assistirem a Elevação ao Grau DeMolay, que realizar-se-á aos seis dias do mês de outubro de 2001 às 18 horas, no Templo da A.'. R.' .L.'.S.'. Luz do Oriente 1ª n.º11, cita à Av. José Custódio de Oliveira 1322, perto do Banco do Brasil, na cidade de Campo Mourão. Na ocasião serão elevados em torno de 12 DeMolay de Campo Mourão, e TALVEZ elevarão irmãos de Peabiru.

Se algum irmão puder visitar-nos, ficaremos feliz em recebê-los!! Qualquer coisa entrar em contato conosco que arrumaremos acomodação p/ a noite (se for preciso).

Um abraço fraterno de todos os DeMolay daqui!!

Vitor Queiroga, 2ºC
E não deixe de escutar a nossa rádio!!!
O Ir. Tiago Ruiz, MCE-PR, fez um grande trabalho no Estatuto para a Ordem do Estado, que será aprovado no Congresso. Não vou adiantar o conteúdo, porque se fosse para falar ele já teria falado, mas está ótimo! Parabéns!
Devido à urgência do tempo, peço que os Irmão imprimam a correspondência abaixo e levem a seus Capítulos este fim de semana. Estarei enviando cartas também, mas podem não chegar até sábado.

Associação DeMolay Alumni #001-BR "Tio Getúlio Pereira Salerno"
Curitiba, 02 de outubro de 2001

A todos os Capítulos DeMolay do Estado do Paraná:

Caros Irmãos Ativos e Seniores,

A Associação DeMolay Alumni do Paraná vem por meio desta convidar todos os Seniores do Estado a conhecerem e participarem da nossa organização. Estamos desejosos de realizar um Encontro (informal) com os Seniores DeMolay, Mestres Conselheiros, Conselhos Consultivos, Oficiais Executivos, DeMolays ativos maiores de 20 anos e todos os demais interessados, no próximo Congresso Estadual em Foz do Iguaçu.

Discutiríamos neste encontro todas as dúvidas que venham a ter sobre a Associação, bem como a criação das Associações locais e a eleição dos representantes dos Capítulos e das Regiões, além do Vice-Presidente da Associação Estadual.

Não sejamos apenas coadjuvantes do processo. Sejamos peças principais! Vamos participar ativamente e mostrar que realmente estamos formando líderes. Tragam seus Seniores e garantam seu próprio futuro!

Temos alguns projetos em mente, como o "I Torneio de Ritual DeMolay do Paraná", a criação da "Biblioteca Bernardo de Clairvaux" (com livros e todos os Atos e Decretos do Supremo) e muito mais.

Por muitos anos (no Paraná, há pelo menos 14) questiona-se o que um Sênior pode fazer para continuar colaborando com nossa Ordem. Agora já o que fazer e esperamos sua importante ajuda. De que forma? Bem, antes de mais nada, saiba mais o que é o Alumni, e como você pode participar:

O que é?
A Associação DeMolay Alumni é uma organização criada e gerenciada por Seniores DeMolay que acreditam que sua participação na Ordem tomou outro rumo aos 21 anos, e não simplesmente deixou de existir.

Não é ligada ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay, apesar de seu funcionamento ter validade apenas com a aceitação e aprovação deste. Para citar, a sede (provisória) da Associação Nacional fica no Lavradio, ao invés da Praça Seca, no Rio de Janeiro.

Não tem ritualística nem vestimenta especial. Os Seniores se reúnem em qualquer lugar, tanto nos Templos, quanto em lanchonetes, churrascarias, clubes etc.

Hoje em dia, de acordo com o Supremo Conselho, os Seniores DeMolay só podem participar das reuniões se estiverem filiados a uma Associação Alumni.

Para que serve?
Serve como uma forma de Seniores DeMolays compartilharem suas experiências de forma organizada e produtiva, gerando assim uma maior qualidade tanto da condição de "Sênior" quanto dos Capítulos aonde continuam a freqüentar.

Estimula a participação dos Seniores nos Conselhos Consultivos, promove cursos, palestras, instruções, festas, eventos esportivos, concursos, gincanas, jantares etc. Estimula a entrada dos Seniores na Maçonaria. Cria facilidades na vida dos Seniores (e por extensão dos DeMolays) ao gerar coisas como uma Lista de Atividades, aonde se relaciona o que cada Senior faz, criando descontos e promoções, por exemplo.

É também uma forma de garantir a regularidade das ações ao estar presente em todas as atividades e ter representatividade direto com o Supremo Conselho, através da Executiva Nacional. E muito mais.

Como funciona?
Como todas as organizações DeMolay, tem que ter um estatuto (regulamento). Ainda não há um Estatuto padrão. A Associação #001 vem usando o Estatuto da antiga "Associação de Seniores DeMolay do Paraná", criada pelo Ir. Senior Osmar Dalquano, há tempos atrás, e que deu origem à Associação Alumni #001. O estatuto tem apenas linhas gerais, pois a idéia é que a Associação estadual não seja um órgão regulador ou detentor do poder.

A Associação Estadual existe como uma representação de unidade, sendo uma fonte de recebimento e distribuição de informações e dados. Como um grande arquivo. A Associação Estadual deve garantir, através de informativos, a chegada de informações em todos os Capítulos de sua jurisdição (no nosso caso, 24). Os informativos devem ser objetivos e precisos, lembrando que sua finalidade é instruir de diversas formas, mantendo acesa a Associação. Também é responsável pela organização de eventos "maiores".

No Paraná dividimos o Estado em áreas geográficas, que atendem o formato da distribuição dos Capítulos, expectativa de crescimento e situação atual. A sede central é em Curitiba, capital do Estado. A divisão é a seguinte:

Região Capital / Litoral:
Capítulo Curitiba #162 / Capítulo União Paranaense #313
Representante Regional: Ir. Cleverson Bruniera (Cap. Curitiba #162)
Capítulo Curitiba #162: Ir. Anderson Ferreira
Capítulo União Paranaense #313: Ir. Fabiano Furtado

Região Central/Sul:
Capítulo Cascavel / Capítulo Guarapuava / Capítulo Jadson de Souza (Cascavel) / Capítulo Nilton Ricardo Lang (Mal. Cândido Rondon) / Capítulo Toledo
Representante Regional:
Capítulo Cascavel:
Capítulo Guarapuava:
Capítulo Jadson de Souza:
Capítulo Nilton Ricardo Lang:
Capítulo Toledo:

Região Noroeste:
Capítulo Campo Mourão #028 / Capítulo Engenheiro Beltrão / Capítulo Entre Jovens (Paranavaí) / Capítulo Goio-Erê / Capítulo Maringá #089 / Capítulo Paranavaí / Capítulo Peabiru / Capítulo Ubiratã / Capítulo Umuarama #133
Representante Regional: Ir. Dênis Clavisso (Cap. Umuarama #133)
Capítulo Campo Mourão: Ir. Iduarte Ferreira Lopes
Capítulo Engenheiro Beltrão:
Capítulo Entre Jovens:
Capítulo Goio-Erê:
Capítulo Maringá: Ir. Marcelo Krauss
Capítulo Paranavaí:
Capítulo Peabiru:
Capítulo Ubiratã:
Capítulo Umuarama: Ir. Victor Soares

Região Norte:
Capítulo Apucarana / Capítulo Arapongas / Capítulo Astorga / Capítulo Londrina / Capítulo Rolândia / Capítulo União Londrinense
Representante Regional: Ir. Clayton (Capítulo União Londrinense)
Capítulo Apucarana:
Capítulo Arapongas: Ir. Vito Ramos Couto Neto
Capítulo Astorga:
Capítulo Rolândia:
Capítulo Londrina:
Capítulo União Londrinense:

Região Sudoeste:
Capítulo Foz do Iguaçu / Capítulo Francisco Beltrão / Capítulo Pato Branco
Representante Regional:
Capítulo Foz do Iguaçu:
Capítulo Francisco Beltrão:
Capítulo Pato Branco:

Cada Capítulo deve ter sua Associação Local. Ainda não conseguimos que todos os Capítulos tenham, mas já está avançando em quase todos. Os moldes de trabalho das Associações Locais é baseado nas atividades descritas acima, com orientação e apoio da Associação Estadual.

Como fundar e o que é necessário?
Nossa Associação foi instalada oficialmente pelo Tio (Ir.'.) Jorge Lins no dia 12 de junho de 1999, uma semana após a criação da Associação Nacional, fundada durante o Congresso Nacional ocorrido em Goiânia. Nossa sorte foi que o Congresso Estadual do Paraná ocorreu nos dias 11-13/06, o que adiantou algo que já estava pronto, só aguardando a oficialização.

E é isso que deve ser feito: demonstrar o interesse e se organizar. Ah, não precisa de patrocínio. A verba é gerada através de mensalidades (bi, tri, semestralidades etc.) e/ou outras fontes, como promoções.

De acordo com o ex-Presidente Nacional, Irmão (Tio) Anderson Verçoza, já há um representante Alumni pelo menos em cada Estado e Distrito Federal, exceto Amapá (que não tem Ordem DeMolay). No Estado do Paraná, o representante legal é o Ir. Marcelo Henrique Brito dos Santos.

Um pouco da nossa história...
Dia 12 de Junho de 1999. Dia dos Namorados. Este dia ficará marcado na história da Ordem DeMolay no Brasil.

Tudo começou em agosto de 1998. Corria o IV Congresso Paranaense, na cidade de Engenheiro Beltrão. A partir da idéia e da organização do Irmão Osmar Dalquano, Sênior DeMolay do Capítulo Maringá nº089, formou-se a Associação de Seniores DeMolay do Estado do Paraná "Tio Getúlio Pereira Salerno". O objetivo era claro: mostrar aos Seniores que eles tinham valor e que suas esperiências eram fundamentais para todos os Capítulos.

Contudo, era necessária uma organização de fato. Assim nasceu a Associação de Seniores. Um pequeno e abrangente manual foi feito pelo Irmão Osmar e distribuído entre os presentes. Decidiu-se que a única eleição da Associação seria a de Vice-Presidente. Havia uma boa razão para tal: como são feitas poucas reuniões anuais da Associação, o Vice-Presidente deveria ser um grande apoiador da presidência, enquanto se preparava para o cargo de Presidente. Moção aceita, foi eleito Vice-Presidente o Irmão Marcelo Henrique Brito dos Santos, Sênior DeMolay do Capítulo Curitiba nº162, sendo obviamente Presidente o Irmão Osmar.

Mesmo assim, ainda não estava concretizado o sonho: queríamos a Associação Alumni no Brasil! E o Paraná tinha todas as condições de ser pioneiro.

Sabendo através de informações confidenciais que a Associação Alumni Nacional seria fundada no V Congresso Nacional, em Goiânia (junho/1999), e que o Irmão Anderson Verçoza (PMCN), seria o Presidente desta, o Irmão Marcelo iniciou conversações com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Com a presença do querido Tio Jorge Lins, Grande Mestre Adjunto, acertada em Cascavel, todas as portas se abriram e demos um passo adentro.

Através de uma reunião realizada na tarde do dia 12 de junho de 1999, com as presenças do Tio Jorge Lins, de 3 Oficiais Executivos do Estado do Paraná (Tio Nelson Migliozi, Tio Massarollo, Tio Jaime Sidnei (membro efetivo do Supremo)), Presidentes e membros de Conselhos Consultivos, além de vários Seniores DeMolay, foi devidamente aprovada, ratificada, fundada e instalada a Associação DeMolay Alumni do Estado do Paraná #001-BR "Tio Getúlio Pereira Salerno", primeira Associação em todo o território nacional.

A presidência então coube ao Irmão Marcelo Henrique Brito dos Santos (PMC, PICC, Chevalier, Tio Maçom), sendo esta a Gestão Administrativa 01 - 1999/2000. Para Secretário da Associação, foi nomeado o Irmão Pedro Augusto Ramirez Monteiro (PMC), Sênior do Capítulo Curitiba nº162. Na mesma data foi escolhido o primeiro Representante Regional, o Ir. Dênis Clavisso, Sênior DeMolay do Capítulo Umuarama nº133, sendo assim o Vice-Presidente provisório.

Fraternalmente,

Ir. Marcelo Henrique Brito dos Santos
Presidente da Associação DeMolay Alumni do Estado do Paraná #001-BR "Tio Getúlio Pereira Salerno" demolay@unforgettable.com
E falando em Tios, lembramos de Oficiais Executivos, acho que já estou ficando rouco de tanto falar nisso, mas ainda tem um fio de voz :) Recebi um documento do Gabinete do MCE que constavam 11 Oficialarias, fiquei sabendo que este número subiu para 12. De fato isto confirma a minha desconfiança: Oficialarias são criadas sem o mínimo critério! Será que alguém sabe dizer porque há cidades com 2 Capítulos e 2 OE? Ou ainda cidades sem OE? DeMolays que nunca viram o OE de sua região? Postei uma carta para a Comissão do Congresso colocar este assunto na pauta, espero que possamos resolvê-lo, porque sinceramente me incomoda ver tantos OE, muitos sem desempenhar a função com brilho. Dá a impressão que apenas 'se habilitam' a OE para poder votar. Essa 'guerra' pelo poder me lembra uma aula de Filosofia do Direito onde o professor fez uma comparação da política e da lama. "Havia um trono que ficava no meio de um lamaçal, onde haviam vários lambões se estapeando (cada vez se sujando mais de barro) para poder ficar o maior tempo possível no trono." Pois é Prof. infelizmente não é só na política de direito público que vemos isso :(
De fato a disputa para MCE no Paraná está com cara de competição. Se por um lado é bom, pois mais do que nunca temos visto um interesse pela Ordem em nosso estado e até um certo teor de politização (mesclado ainda com preocupação para o pleno desenvolvimento da Ordem no Paraná; por outro lado caímos no 'perigo' da politicagem, pelas informações que eu tenho somente um dos candidatos cumpriu os prazos para inscrição (um mês antes remeter ao gabinete do membro efetivo do SCOD). Sei que em épocas passadas havia um certo "jogo de tapetão" onde MC lançavam-se NA HORA DO CONGRESSO, logicamente apoiado pelo Tios, há promessas por parte da atual gestão que não haverão arbitrariedades nesta eleição. Envidemos todos os nossos esforços no sentido de evitar isto, tanto no Paraná, quanto nas demais unidades da federação.

1 de outubro de 2001

Retransmitindo:

Campo Grande, MS, 29 de agosto de 2001.


Aos
Capítulos da Ordem DeMolay, Mestres Conselheiros Estaduais, Mestre Conselheiro Nacional, Oficiais Executivos e Membros do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil

Ofício nº001/ IV Encontro Sul Americano

Prezados Tios e Irmãos:

É com grande satisfação e alegria que dirigimo-nos aos estimados tios e irmãos para enviarmos as informações referentes ao "IV Encontro Sul-Americano da Ordem DeMolay", que realizar-se-á nos dias 15, 16 & 17 de novembro de 2001 na cidade de Campo Grande-MS. Pretendemos pelo presente passar apenas as informações preliminares, para que todos tenham conhecimento que a Comissão Organizadora já está formada e trabalhando. Brevemente estaremos enviando os Folders e as fichas de inscrição do evento. A programação vai girar em torno de um tema central: Intercâmbio na Ordem DeMolay, algo existente em outras organizações e que acreditamos já haver estrutura suficiente em nossa Ordem para cria-lo, estando confirmada uma palestra proferida pelo Tio Francisco Assis Santiago, Grande 1º Conselheiro do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil para que possamos discorrer sobre o tema.

O preço da inscrição será de R$ 40,00 até o dia 15 de outubro, sendo que após esta data o preço será de R$ 50,00, na efetuação da inscrição estarão incluídos os materiais do evento entre eles camiseta, bolsa, caneta e bloco de notas. Brevemente estaremos enviando o primeiro Folder do evento, onde estará inclusa a relação da sugestão de hotéis, os locais e maiores detalhes sobre as informações do Encontro. Dúvidas e Informações adicionais podem ser obtidas no seguinte endereço:

IV Encontro Sul-Americano da Ordem DeMolay
Rua XV de Novembro, 926, Centro
CEP: 79002-141
Campo Grande-MS
Fone(fax): (67) 324-5980
Home Page: http://sulamericano.cjb.net
E-mail: sulamericano2001@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: das 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 de
segunda à sexta

Estamos esperando o seu contato!!! Ficaremos entusiasmados com o seu interesse e contamos com vossa presença, pois são vocês, tios e irmãos que farão o sucesso do Encontro.

Saudações em DeMolay!!!
Comissão Organizadora

30 de setembro de 2001

Site do dia: Rádio DeMolay
Pelo menos fenomenal é a palavra para descrever a emoção de ver as fotos da sala do Capítulo Caçador!!!! Por isso, enviei a mensagem abaixo para todo mundo que conheço no Supremo Internacional:
.'. Greetings .'.

Dear Brethren and friends

I write to tell you about a great accomplishment of the "Capítulo Caçador 185 (Cacador Chapter 185)", Brazilian Supreme Council. They had their own meeting room built! As you can see in the seven attached files, it is very beautiful and meaningful!

The Capitulo Cacador 185 can be contacted trough Brother DeMolay Alan Roman Ros.

Fraternally,
Marcelo Brito
MM - DeMolay Alumni Association 001 President
"Já estão disponíveis as fotos da Sala Capitular do Capítulo Caçador. Vcs já podem visitar o site através dos links www.angelfire.com/de/ccapitulo ou www.cacador185.cjb.net e conhecer agora mesmo a sala. Depois de uma semana de atraso, enfim consegui atualizar a página e colocar as fotos. Talvez vcs encontrem alguma dificuldade para acessar devido à possível demora em abrir as fotos ou em abrir as fotos pela metade. Caso isso aconteça, tente clicar no botão atualizar do seu browser que elas deverão abrir. Em breve, mudaremos de servidor para que a velocidade de acesso ao site seja melhor."
Depois de alguns dias meio que tensos, podemos chegar a um bom final. O Sr. Dilson Kutscher enviou o seguinte e-mail, que colo aí embaixo. Podemos perceber claramente através de suas palavras que falta informação BÁSICA da sociedade em geral a respeito das organizações que fazemos parte, como a Maçonaria e a Ordem DeMolay. Por isso, talvez seja momento de reflexão para mudarmos essa imagem que sabemos ser incorreta, mas que boa parte do mundo nos conceitua. Mudarmos conceitos já (mal) formados pode ser difícil, mas um trabalho concentrado em conscientização e pensando no que há por vir pode deixar os pés dos que vêm atrás caminhando em chão mais sólido.
________
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo !

Aos Demolays:
Depois de receber muitos e-mails de Demolays indignados com um pequeno artigo que se encontra no meu site principal, onde tambem se encontra parte de um documento do Vaticano que diz que os maçons "estão em estado de pecado grave, e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão". Isto é muito sério para os católicos. E é a palavra oficial da Igreja Catolica sobre a questão! Porem apesar de sofrer tambem ofensas e ate ameaças atraves de muitos e-mails que recebi, tambem me foram enviadas mensagens de jovens Demolays amigaveis e esclarecedoras, as quais fiquei ate surpreso, pois demonstraram carater e fraternidade para argumentar um artigo de meu site, que muitos demolays consideram ofensivo. Se eu fosse somente agredido como retaliação ao artigo que escrevi, certamente escreveria muitos mais, porque digo-lhes de coração que ha muito deixei de temer aos homens e hoje so temo a Deus. Mas muitas palavras de Demolays que escreveram para mim de uma forma educada e cristalina, fizeram eu perceber, que antes de escrever artigos é preciso haver dialogo para ambas as partes esclarecerem muitas coisas, e foi conversando com muitos destes Demolays amigaveis que percebi um dialogo de irmãos, sem rancores, ou inimizades, mas assim como eu, apenas procuravam defender os seus ideiais,
como eu tento defender as tradiçoes da Santa Igreja. Normalmente jamais enviaria uma resposta como esta para pessoas que me enviaram e-mails com agressoes e ameaças, porque ninguem consegue defender seus ideais sem lutar, porem eu nada tenho contra os maçons, minha luta é para defender como disse, as tradiçoes da
Igreja Catolica contra as modas mundanas e profanas. Talvez para muitos, as minhas palavras sejam em vao, mas para mim isto ja nao importa. Irei pois, rever o artigo que esta no site, mas nao por medo, porque nao tem nada ali que possa me comprometer, sao palavras simples e baseadas num documento da Santa Igreja, e se algum maçon quiser me amendrontar, vera que meu coração so teme a Deus ! Mas em consideração aos Demolays que com fraternidade enviaram e-mails esclarecedores e me transmitiram amizade, retirarei a parte final de meu artigo que continha a minha opiniao, e brevemente escreverei um pequeno artigo sobre o que pude aprender com os Demolays que usaram de dialogo para falar sobre aquele artigo. Acho que a verdade deve ser dita sobre o que a Santa Igreja diz sobre a relação catolicismo X maçonaria,
porem notei que muitos jovens Demolays conservam a moral e os bons costumes cristãos. A estes que assim o fizeram: Que os Anjos do Senhor continuem a vos guardar !

Dilson Kutscher
Site A Caminho da Redenção
www.anjo.adm.br
__________