Pesquisar este blog

3 de outubro de 2001

Devido à urgência do tempo, peço que os Irmão imprimam a correspondência abaixo e levem a seus Capítulos este fim de semana. Estarei enviando cartas também, mas podem não chegar até sábado.

Associação DeMolay Alumni #001-BR "Tio Getúlio Pereira Salerno"
Curitiba, 02 de outubro de 2001

A todos os Capítulos DeMolay do Estado do Paraná:

Caros Irmãos Ativos e Seniores,

A Associação DeMolay Alumni do Paraná vem por meio desta convidar todos os Seniores do Estado a conhecerem e participarem da nossa organização. Estamos desejosos de realizar um Encontro (informal) com os Seniores DeMolay, Mestres Conselheiros, Conselhos Consultivos, Oficiais Executivos, DeMolays ativos maiores de 20 anos e todos os demais interessados, no próximo Congresso Estadual em Foz do Iguaçu.

Discutiríamos neste encontro todas as dúvidas que venham a ter sobre a Associação, bem como a criação das Associações locais e a eleição dos representantes dos Capítulos e das Regiões, além do Vice-Presidente da Associação Estadual.

Não sejamos apenas coadjuvantes do processo. Sejamos peças principais! Vamos participar ativamente e mostrar que realmente estamos formando líderes. Tragam seus Seniores e garantam seu próprio futuro!

Temos alguns projetos em mente, como o "I Torneio de Ritual DeMolay do Paraná", a criação da "Biblioteca Bernardo de Clairvaux" (com livros e todos os Atos e Decretos do Supremo) e muito mais.

Por muitos anos (no Paraná, há pelo menos 14) questiona-se o que um Sênior pode fazer para continuar colaborando com nossa Ordem. Agora já o que fazer e esperamos sua importante ajuda. De que forma? Bem, antes de mais nada, saiba mais o que é o Alumni, e como você pode participar:

O que é?
A Associação DeMolay Alumni é uma organização criada e gerenciada por Seniores DeMolay que acreditam que sua participação na Ordem tomou outro rumo aos 21 anos, e não simplesmente deixou de existir.

Não é ligada ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay, apesar de seu funcionamento ter validade apenas com a aceitação e aprovação deste. Para citar, a sede (provisória) da Associação Nacional fica no Lavradio, ao invés da Praça Seca, no Rio de Janeiro.

Não tem ritualística nem vestimenta especial. Os Seniores se reúnem em qualquer lugar, tanto nos Templos, quanto em lanchonetes, churrascarias, clubes etc.

Hoje em dia, de acordo com o Supremo Conselho, os Seniores DeMolay só podem participar das reuniões se estiverem filiados a uma Associação Alumni.

Para que serve?
Serve como uma forma de Seniores DeMolays compartilharem suas experiências de forma organizada e produtiva, gerando assim uma maior qualidade tanto da condição de "Sênior" quanto dos Capítulos aonde continuam a freqüentar.

Estimula a participação dos Seniores nos Conselhos Consultivos, promove cursos, palestras, instruções, festas, eventos esportivos, concursos, gincanas, jantares etc. Estimula a entrada dos Seniores na Maçonaria. Cria facilidades na vida dos Seniores (e por extensão dos DeMolays) ao gerar coisas como uma Lista de Atividades, aonde se relaciona o que cada Senior faz, criando descontos e promoções, por exemplo.

É também uma forma de garantir a regularidade das ações ao estar presente em todas as atividades e ter representatividade direto com o Supremo Conselho, através da Executiva Nacional. E muito mais.

Como funciona?
Como todas as organizações DeMolay, tem que ter um estatuto (regulamento). Ainda não há um Estatuto padrão. A Associação #001 vem usando o Estatuto da antiga "Associação de Seniores DeMolay do Paraná", criada pelo Ir. Senior Osmar Dalquano, há tempos atrás, e que deu origem à Associação Alumni #001. O estatuto tem apenas linhas gerais, pois a idéia é que a Associação estadual não seja um órgão regulador ou detentor do poder.

A Associação Estadual existe como uma representação de unidade, sendo uma fonte de recebimento e distribuição de informações e dados. Como um grande arquivo. A Associação Estadual deve garantir, através de informativos, a chegada de informações em todos os Capítulos de sua jurisdição (no nosso caso, 24). Os informativos devem ser objetivos e precisos, lembrando que sua finalidade é instruir de diversas formas, mantendo acesa a Associação. Também é responsável pela organização de eventos "maiores".

No Paraná dividimos o Estado em áreas geográficas, que atendem o formato da distribuição dos Capítulos, expectativa de crescimento e situação atual. A sede central é em Curitiba, capital do Estado. A divisão é a seguinte:

Região Capital / Litoral:
Capítulo Curitiba #162 / Capítulo União Paranaense #313
Representante Regional: Ir. Cleverson Bruniera (Cap. Curitiba #162)
Capítulo Curitiba #162: Ir. Anderson Ferreira
Capítulo União Paranaense #313: Ir. Fabiano Furtado

Região Central/Sul:
Capítulo Cascavel / Capítulo Guarapuava / Capítulo Jadson de Souza (Cascavel) / Capítulo Nilton Ricardo Lang (Mal. Cândido Rondon) / Capítulo Toledo
Representante Regional:
Capítulo Cascavel:
Capítulo Guarapuava:
Capítulo Jadson de Souza:
Capítulo Nilton Ricardo Lang:
Capítulo Toledo:

Região Noroeste:
Capítulo Campo Mourão #028 / Capítulo Engenheiro Beltrão / Capítulo Entre Jovens (Paranavaí) / Capítulo Goio-Erê / Capítulo Maringá #089 / Capítulo Paranavaí / Capítulo Peabiru / Capítulo Ubiratã / Capítulo Umuarama #133
Representante Regional: Ir. Dênis Clavisso (Cap. Umuarama #133)
Capítulo Campo Mourão: Ir. Iduarte Ferreira Lopes
Capítulo Engenheiro Beltrão:
Capítulo Entre Jovens:
Capítulo Goio-Erê:
Capítulo Maringá: Ir. Marcelo Krauss
Capítulo Paranavaí:
Capítulo Peabiru:
Capítulo Ubiratã:
Capítulo Umuarama: Ir. Victor Soares

Região Norte:
Capítulo Apucarana / Capítulo Arapongas / Capítulo Astorga / Capítulo Londrina / Capítulo Rolândia / Capítulo União Londrinense
Representante Regional: Ir. Clayton (Capítulo União Londrinense)
Capítulo Apucarana:
Capítulo Arapongas: Ir. Vito Ramos Couto Neto
Capítulo Astorga:
Capítulo Rolândia:
Capítulo Londrina:
Capítulo União Londrinense:

Região Sudoeste:
Capítulo Foz do Iguaçu / Capítulo Francisco Beltrão / Capítulo Pato Branco
Representante Regional:
Capítulo Foz do Iguaçu:
Capítulo Francisco Beltrão:
Capítulo Pato Branco:

Cada Capítulo deve ter sua Associação Local. Ainda não conseguimos que todos os Capítulos tenham, mas já está avançando em quase todos. Os moldes de trabalho das Associações Locais é baseado nas atividades descritas acima, com orientação e apoio da Associação Estadual.

Como fundar e o que é necessário?
Nossa Associação foi instalada oficialmente pelo Tio (Ir.'.) Jorge Lins no dia 12 de junho de 1999, uma semana após a criação da Associação Nacional, fundada durante o Congresso Nacional ocorrido em Goiânia. Nossa sorte foi que o Congresso Estadual do Paraná ocorreu nos dias 11-13/06, o que adiantou algo que já estava pronto, só aguardando a oficialização.

E é isso que deve ser feito: demonstrar o interesse e se organizar. Ah, não precisa de patrocínio. A verba é gerada através de mensalidades (bi, tri, semestralidades etc.) e/ou outras fontes, como promoções.

De acordo com o ex-Presidente Nacional, Irmão (Tio) Anderson Verçoza, já há um representante Alumni pelo menos em cada Estado e Distrito Federal, exceto Amapá (que não tem Ordem DeMolay). No Estado do Paraná, o representante legal é o Ir. Marcelo Henrique Brito dos Santos.

Um pouco da nossa história...
Dia 12 de Junho de 1999. Dia dos Namorados. Este dia ficará marcado na história da Ordem DeMolay no Brasil.

Tudo começou em agosto de 1998. Corria o IV Congresso Paranaense, na cidade de Engenheiro Beltrão. A partir da idéia e da organização do Irmão Osmar Dalquano, Sênior DeMolay do Capítulo Maringá nº089, formou-se a Associação de Seniores DeMolay do Estado do Paraná "Tio Getúlio Pereira Salerno". O objetivo era claro: mostrar aos Seniores que eles tinham valor e que suas esperiências eram fundamentais para todos os Capítulos.

Contudo, era necessária uma organização de fato. Assim nasceu a Associação de Seniores. Um pequeno e abrangente manual foi feito pelo Irmão Osmar e distribuído entre os presentes. Decidiu-se que a única eleição da Associação seria a de Vice-Presidente. Havia uma boa razão para tal: como são feitas poucas reuniões anuais da Associação, o Vice-Presidente deveria ser um grande apoiador da presidência, enquanto se preparava para o cargo de Presidente. Moção aceita, foi eleito Vice-Presidente o Irmão Marcelo Henrique Brito dos Santos, Sênior DeMolay do Capítulo Curitiba nº162, sendo obviamente Presidente o Irmão Osmar.

Mesmo assim, ainda não estava concretizado o sonho: queríamos a Associação Alumni no Brasil! E o Paraná tinha todas as condições de ser pioneiro.

Sabendo através de informações confidenciais que a Associação Alumni Nacional seria fundada no V Congresso Nacional, em Goiânia (junho/1999), e que o Irmão Anderson Verçoza (PMCN), seria o Presidente desta, o Irmão Marcelo iniciou conversações com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Com a presença do querido Tio Jorge Lins, Grande Mestre Adjunto, acertada em Cascavel, todas as portas se abriram e demos um passo adentro.

Através de uma reunião realizada na tarde do dia 12 de junho de 1999, com as presenças do Tio Jorge Lins, de 3 Oficiais Executivos do Estado do Paraná (Tio Nelson Migliozi, Tio Massarollo, Tio Jaime Sidnei (membro efetivo do Supremo)), Presidentes e membros de Conselhos Consultivos, além de vários Seniores DeMolay, foi devidamente aprovada, ratificada, fundada e instalada a Associação DeMolay Alumni do Estado do Paraná #001-BR "Tio Getúlio Pereira Salerno", primeira Associação em todo o território nacional.

A presidência então coube ao Irmão Marcelo Henrique Brito dos Santos (PMC, PICC, Chevalier, Tio Maçom), sendo esta a Gestão Administrativa 01 - 1999/2000. Para Secretário da Associação, foi nomeado o Irmão Pedro Augusto Ramirez Monteiro (PMC), Sênior do Capítulo Curitiba nº162. Na mesma data foi escolhido o primeiro Representante Regional, o Ir. Dênis Clavisso, Sênior DeMolay do Capítulo Umuarama nº133, sendo assim o Vice-Presidente provisório.

Fraternalmente,

Ir. Marcelo Henrique Brito dos Santos
Presidente da Associação DeMolay Alumni do Estado do Paraná #001-BR "Tio Getúlio Pereira Salerno" demolay@unforgettable.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!