Pesquisar este blog

21 de agosto de 2002

Muito bem lembrado pelo Marcelo Brito, não devemos discutir o Ritual na Internet. Aliás, não devemos discuti-lo lugares inapropriados, pois ele deve ser interpretado apenas por nós.

Eu gostaria de deixar uma reflexão sobre os Segredos da Ordem DeMolay. Mas não estou pregando que nossos segredos devem ser revelados de forma alguma.

Como é dito em nossas Cerimônias Públicas, apesar de termos sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, não escondemos nossos princípios, virtudes e trabalhos do mundo profano; é público o nosso desejo de nos aperfeiçoar e trabalhar pela sociedade. Na minha opinião, nós devemos disseminar os ensinamentos aprendidos na Ordem DeMolay e não sermos egoístas. Afinal, o nosso propósito é um mundo melhor não apenas para nós, mas sim para todos. Digo isso porque há alguns que tratam com demasiado segredo as coisas que não são secretas (talvez haja até uma certa vaidade por pertencer a uma sociedade secreta, muitos inventam segredos apenas para se diferenciar da multidão, mais ou menos como "eu não posso te dizer isso, pois é um segredo, você nunca saberá"). Como exemplo, encontramos muitos livros sobre maçonaria e Ordem DeMolay que são vendidos em livrarias e podem ser comprados por qualquer pessoa. Estes livros, em geral escritos por DeMolays e maçons, dão visões gerais sobre o funcionamento da Ordem e/ou da Maçonaria e algo sobre simbologia, entre outros tópicos. Vale ressaltar que muitas das coisas que fazem parte de nossos estudos vieram de tempos antigos, sendo compilações dos valiosos ensinamentos que se perpetuam pela Humanidade através dos tempos. Ou seja, em livros de história e/ou religiões, podemos encontrar relacionamentos interessantes com nossas idéias.

O afastamento entre a sociedade e a Ordem DeMolay e/ou Maçonaria, a meu ver, é em grande parte causado por mal entendidos. Um grande passo seria separar o que é segredo e o que não é segredo. Penso eu que aquilo que está em livros vendidos ao público profano não é segredo; logo, não há motivos para escondermos a história de Jacques DeMolay, por exemplo. Além disso, alguns dos símbolos também têm origens que podem ser encontradas na literatura geral, histórica; e há outros tópicos tratados em livros de domínio público.

Quando alguém perguntar o que você faz em suas reuniões capitulares, convide-o para assistir a uma reunião pública. Além disso, se alguém perguntar quem foi Jacques DeMolay ou perguntar alguma outra coisa que não seja secreta segundo o Ritual, tenha a bondade de explicar para a pessoa e/ou indicar bibliografia. Isso sim é promover a Ordem DeMolay. De nada adiantaria sermos apenas um grupo fechado e isolado da sociedade se nós queremos ajudar-nos e ajudar à própria sociedade. Talvez, erradicar estes mitos sobre o que é segredo e o que não é segredo seja um grande ponto a favor de conseguirmos novos membros e engrandecer ainda mais nossa Ordem.

Por fim, não se sintam melhores do que ninguém por conhecerem a Ordem DeMolay. Sintam-se privilegiados. Temos em nossas mãos uma oportunidade única de crescimento, novos e verdadeiros amigos, aprendizado para toda nossa vida e muito mais. Não devemos ser egoístas. Precisamos compartilhar isso com todos os que desejarem e estiverem aptos. Apenas para colocar em números superficiais, somos algo em torno de 60 mil DeMolays no Brasil. A população brasileira está por volta de 160 milhões. Logo, representamos mais ou menos 0,0375% da população. Vai me dizer que isto não é privilégio?

20 de agosto de 2002

Vcs sabiam que o Supremo Internacional está pesquisando a possibilidade de se diminuir o número de Oficiais de um Capítulo????

Gente, juro que não consigo entender esta lógica!!! Se há incapacidade de se gerar novos membros o negócio é apequenar a Ordem???
Vcs ouvem a Rádio DeMolay que tem o link aí em cima???? Até agora só tive citações à respeito de FDJs e uma amiga minha... :-)
Pessoal

Por mais que pareça bobeira: não discutam Ritual na Internet!

Os pirulitos do "grande conselho" colocaram no Kazaa uma ficha de sindicância!!!!!!!!!
Site do Dia:
A origem do mito da sexta-feira 13 - até nisso a Ordem está envolvida!!! :-)
Ótimo texto do Ir. Djoni Demozzi, Sênior do Cap Umuarama:

O texto a seguir é uma análise da síntese de duas perguntas que foram formuladas aos membros do Capítulo Umuarama n. º 133 da Ordem DeMolay pelo Irmão Djoni Carlo Demozzi cadastro n. º 28862 Past Mater Conselheiro, as perguntas são: “O que é a Ordem DeMolay? e O que faz a Ordem DeMolay?”

Análise

Para começar vou ler uma definição de um membro de nosso Capitulo sobre o que é a Ordem DeMolay; “A Ordem DeMolay é uma organização de jovens, fundada a tempos atrás por americanos e que foi inspirada em Jaques DeMolay”.

A Ordem DeMolay foi fundada em 1919 por um maçom chamado Frank Sherman Land, que ao ver Lois Lower, jovem que havia perdido o pai em uma caçada e que considerava o Tio Land como seu pai substituto, este precisava de uma ocupação, foi então que o maçom Frank Sherman Land chamou Lois Lower para criar um novo clube para rapazes, este por sua vez chamou oito amigos próximos para também participarem. Então no mês de fevereiro de 1919 os nove rapazes mais o tio Land, encontraram-se e verificaram pela frente uma duvida, como seria o nome deste novo Clube de Educação? Tio Frank Sherman citou várias figuras históricas, mas nenhuma chegava a agradar todos os rapazes, até que então o tio contou a trágica e heróica vida e morte de Jaques DeMolay, que preferiu morrer na fogueira, à ser infiel com aqueles que ele acompanhava e que lutavam junto a ele pelos mesmos ideais. Assim os nove rapazes resolveram que o clube deveria se chamar “Ordem DeMolay” em homenagem ao herói mártir, último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, Jaques DeMolay, que assim tornou-se o patrono da ordem. E hoje esse “A tempos atrás”, que o irmão citou, já completam 83 anos.

Disseram também: “Grupo de jovens que discutem, para ajudar a sociedade”. Em verdade pergunto para que todos reflitam: O que discutimos quando nos reunimos? Quais são as nossas discussões e em que estas vão ajudar a sociedade?

Na verdade não importa no momento saber o que discutimos em nossas reuniões, mas sim sabermos que nós discutimos algo, seja qual for o assunto, aqui existem várias opiniões diferentes, e o principal é que, aqui existe o espaço para que nós possamos manifestar nossas idéias, mesmo que depois venhamos a analisar melhor e concordarmos com a posição de outro, que ia contra a nossa, pois aqui existe a humildade de sermos todos iguais, com a única diferença de termos mais ou menos conhecimento de determinados assuntos. Fato este que nos inspira a buscarmos cada vez mais ser como nossos espelhos, para que um dia tenhamos maior conhecimento sobre o determinado assunto. Então é assim que poderemos ajudar a sociedade, escutando os seus apelos, entendendo-os e aplicando a nossa vontade de crescermos.

Outra manifestação foi: “Se reúnem para aprender e para serem melhores cidadãos e grandes lideres”.

Quando soubermos organizar nossas idéias e manifesta-las perante a sociedade para ajuda-la, quando também sabermos respeitar a idéia dos outros de forma passiva, acatando-a quando esta for melhor do que a nossa ou for o desejo da maioria, aí sim, seremos melhores cidadãos do que os que não praticam esses ensinamentos. É esse tipo de ensinamento que aprendemos em nossas discussões semanais, lembrando “seja qual for a discussão”.

Então quando conseguirmos sermos melhores cidadãos, ai sim estaremos preparados para sermos lideres, e mesmo já no almejado cargo de líder, poderemos aprender e re-dedicar nosso voto de humildade, para que não deixemos com que o título sobressaia as nossas aspirações e as daqueles que nos colocaram como líder. Pois então se conseguirmos realizar a liderança desta forma, com certeza seremos “Melhores lideres”.

Aí chegamos a outra manifestação, que diz: “Escola de Mestres, melhores cidadãos para a Pátria e para os homens de bem”. Mestre,... aquele que mestria, ensina, ou seja: escola que ensina a ensinar. Só conseguiremos ser Mestre em algo se tivermos profundos conhecimentos sobre o que vamos ensinar, para isso temos que aprender muito. Com certeza, quando nós soubermos falar o certo na hora certa e sabermos escutar o errado na hora errada, ai nós seremos cidadãos ao qual nossa Pátria poderá se orgulhar e com ela todos os homens que prezam o bem.

E tem mais: “Instituição de jovens que fazem trabalhos filantrópicos”.

Apesar de não ser uma das nossas sete virtudes cardeais, a filantropia, com certeza é uma forte candidata em nossos corações a ser a oitava vela. Sabendo que existem outros que necessitam de nosso apoio e ajuda, seja com comida, roupa, dinheiro... carinho..., atenção...., ou amor, já é um grande passo para nosso crescimento interior e satisfação pessoal.

Com certeza para conseguirmos ser satisfeitos pessoalmente, temos que praticar a caridade, dar atenção, ser mais carinhosos e principalmente amarmos os outros, não esquecendo que quem realmente ama também diz não, e que “melhor do que levar pela mão é ensinar o caminho”.

E o que vocês acham de: “Ordem DeMolay, organização religiosa que ajuda as maternidades, orfanatos e várias entidades carentes”? O dicionário Michaelis diz que religiosa é: Aquela que tem religião, e por sua vez Religião é: Serviço ou doutrina a Deus, ou a uma divindade qualquer (esta é a forma conhecida de religião), mas o dicionário também diz que religião é: Veneração as coisas sagradas”. Coisas sagradas como as Sete Virtudes Sagradas da Ordem DeMolay, portanto por esse ponto de vista podemos dizer sim que a Ordem DeMolay é uma religião.

Voltando então ao que foi dito “...que ajuda as maternidades, os orfanatos e várias entidades carentes”. Infelizmente não é em todas as cidades que tem uma maternidade ou um orfanato, assim como também não são todas as cidades que tem a Ordem DeMolay, e ainda não são todas as cidades que tem a ordem DeMolay cuidando de entidades carentes. Hoje em dia a questão financeira é muito difícil de ser administrada, e é principalmente o financeiro que essas instituições necessitam para poderem trabalhar, e não são todos os Capítulos DeMolay que podem assim ajudar.

Então por tudo isso dito, é que novamente utilizarei de palavras de irmãos DeMolay de nosso Capítulo: “Aqui na Ordem DeMolay faz com que os adolescentes sintam-se melhores e com isso procurem ser melhores filhos, aqui procura-se também formar bons cidadãos e melhores lideres,, ensina a ajudar os outros, procura formar pessoas que tenham dentro de si as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay.”

Parabéns, aqui todos já somos melhores lideres, pois estamos procurando cada vez mais conhecimentos para nós, e para que possamos ser Mestres para os futuros DeMolays que irão entrar em nosso Capítulo. O ciclo continua, força sempre.

Djoni Carlo Demozzi, Sênior DeMolay, Cadastro n.º 28862. Past Mater Conselheiro, do Capítulo Umuarama n. º 133 da Ordem DeMolay