Pesquisar este blog

30 de novembro de 2008

A Vida e a Época de Jacques DeMolay


Quando a Ordem DeMolay foi criada os meios de comunicação ainda eram praticamente apenas rádio e papel. Dessa forma, havia a necessidade de se fazer conhecer a vida e a morte de Jacques de Molay, nosso patrono.

Dessa forma, Frank Shermann Land encomendou ao Editor-em-Chefe da Sociedade Nacional de Pesquisas Maçônicas H.L. Haywood o que se sabe ser a primeira biografia destinada única e exclusivamente a Jacques DeMolay: "A Story of Life and Times of Jacques de Molay", livro que faz parte do acervo do museu do Supremo Conselho.

Muito pouco consegui encontrar sobre a vida de Haywood, mas por outro lado pude ler muitas de suas obras. Mas um lado dele que não conhecia ainda era o de poeta:

"

Poem - We are Two Brothers

We are Two Brothers
By H. L. Haywood


Give me your hand;
You are rich;
I am poor;

Your wealth is your power, and by it you tread

A wide open path;
where for me is a door

That is locked;
and before it are worry and dread.


We are sundered, are we,
As two men can be
But we are two brothers in Freemasonry

So give me your hand.


Give me your hand;

You are great;
I'm unknown;

You travel with a permanent fame;

I go on a way unlauded, alone,


With hardly a man to hear of my name:
We are sundered, are we,
As two men can be

But we are two brothers in Freemasonry
So give me your hand.

Give me your hand;
You are old;
I am young;

The years in your heart their wisdom have sown;

But knowledge speaks not by my faltering tongue,

And small in the wisdom I claim as my own:

We are sundered, are we,
As two men can be
But we are two brothers in Freemasonry
So give me your hand"

Horário das Reuniões


Quem fez ou faz parte de Conselho Consultivo sabe o desespero que é a Hora DeMolay, algo que fica entre 40 e 60 minutos em média após o horário oficial de Brasília! :-)

Devemos sempre manter em mente o respeito para com os demais que se preparam para ir ao Capítulo/Convento, principalmente quando for uma sessão pública, onde muitas pessoas estão indo lá cheias de dúvidas sobre o que é a Ordem e como ela funciona.

Lembremos que a primeira impressão é a que fica!!!

" Planejamento e condução: 10 dicas para começar e terminar reuniões na hora marcada

11 Mar, 2007, por Augusto Campos Carreira, GTD, Técnicas, organização

* Planejamento


Manter os horários marcados nem sempre é possível, mas você pode e deve transformar isto em uma meta da sua equipe com estas 10 técnicas simples.
Quando uma reunião atrasa para começar, as pessoas que chegaram na hora estão perdendo seu tempo. E se ela se prolonga além do horário marcado, todos os presentes ficam prejudicados em seus outros compromissos.

As dicas a seguir podem ajudar você a aumentar a produtividade da sua equipe, no que diz respeito a reuniões internas. Aplique as que puder, e comente sobre as que não são possíveis na sua organização, ou sobre alguma dica adicional que você tenha empregado com sucesso.


1. Só realize reuniões relevantes: nada de “cumprir tabela”, nem de chamar a equipe inteira para um assunto que poderia ser resolvido em um grupo de 3 pessoas, com as decisões comunicadas posteriormente. Se o assunto for relevante, as pessoas se sentirão motivadas a estar presentes na hora certa e pelo tempo necessário.


2. Sempre agende a reunião com antecedência, marcando horário de início e término: para quem já tem este hábito, parece óbvio. Mas quem nunca foi chamado para uma reunião em cima da hora, ou não teve de sair de uma reunião porque foi chamado em outra reunião que não foi agendada previamente? Urgências são urgências, mas deixar de planejar e acertar as datas e horários é um desrespeito pelo tempo alheio e pela produtividade do grupo.


3. Peça ao secretário do grupo para controlar o relógio e anunciar os horários-chave: Scott Berkun, autor do livro The Art of Project Management, sugere que devem ser anunciados 3 momentos-chave para os participantes da reunião: quando ela completa seus primeiros 20 (ou 15) minutos, para que as pessoas percebam que já chega de introduções e preliminares; quando falta 15 minutos para o horário previsto para seu término, para que as discussões finais (ou de fechamento) se iniciem; e quando faltam 5 minutos para o término, para que se inicie a revisão do que foi decidido, próximos passos e quem é o responsável por o que. Se tiver como, combine com o secretário para tentar fazer a reunião terminar formalmente 5 minutos antes do previsto.


4. Procure não chamar “figurões” para reuniões operacionais: Se você convidar o vice-presidente ou o representante regional, a reunião passa a ser um Evento, sua data e horário estarão sujeitos a alterações devido à conveniência do convidado VIP, e a reunião só começará quando ele chegar e fizer a sua abertura. Não misture as coisas, reuniões da equipe devem ser diretas, simples e sem a presença da realeza.


5. Faça sua parte como o responsável pela reunião:

* Prepare a pauta/temário e divulgue-a já no momento em que fizer o agendamento.

* Coloque a pauta em um flip chart ou quadro na sala de reuniões, e vá marcando os pontos discutidos e a conclusão sobre eles (o que será feito, por quem e quando).

* Use sua autoridade para impedir que algum dos participantes monopolize o tempo ou desvie a atenção de alguns dos participantes formando um subgrupo.

* Use sua autoridade para fazer com que questões secundárias ou externas à pauta sejam resolvidas fora da reunião. Ofereça-se para agendar nova reunião sobre estes temas, se for o caso.

* Faça com que a sala de reuniões esteja disponível e pronta no horário agendado.

* Chegue no horário certo, e respeite o horário de término!
"