Pesquisar este blog

21 de março de 2009

Nova Série: Símbolos da Ordem - Parte 1: Conselheiros e seus Malhetes


"O Bastão do Mestre de Cerimônias é como um para-raios de energia".
"Os Diáconos têm pombas para poderem andar pelo Capítulo". 

Essas são algumas interpretações "simbólicas" sobre alguns emblemas e objetos de trabalho da Ordem DeMolay. Estão erradas
? São verdades? São as mais profundas besteiras? Muito difícil responder.

O autor de nossos Rituais, Frank Marshall, nos deixou quase nenhuma literatura, principalmente sobre nossos símbolos. Acrescente-se a isso o fato de muitos deles terem sido alterados ao longo das décadas sem muita explicação e como resultado final temos uma salada de gosto bem duvidoso.

Assim, iniciarei uma série sobre nossos símbolos, adornos e materiais usuais de nosso Ritual DeMolay. Deixo muito claro que esses textos não representam posição oficial nenhuma, mas somente os resultados de minha pesquisa. Sempre que possível, citarei as fontes e estimulo amplamente o debate, acréscimos e sugestões.

Vamos lá:


1. Conselheiros e seus Malhetes

"Talvez nenhum material ou símbolo em Loja é possuidor de interesse tão profundo e absorvedor aos membros que o malho ou malhete do Mestre. Nada em toda a extensão de apetrechos e fórmulas Maçônicas pode se vangloriar de uma antiguidade tão inequivocadamente remota", de acordo com Joseph F. Ford, em Early History and Antiquities of Freemasonry

Num senso inicial, o Malhete simboliza autoridade, comando e coordenação do Mestre Conselheiro e, em menor grau, dos Primeiro e Segundo Conselheiros. Não são cruzados por estarem em repouso, mas sim por serem dois, denotando esse "poder". 

Com esse sentido, o malhete é tão antigo quanto a mitologia. Um dos mais conhecidos representantes é o deus germânico Thor. Além disso, esse Martelo controlava também os raios e trovões, iluminando tudo ao seu redor. Na mitologia Indiana, o deus Parashurama toma posse da terra ao jogar um machado sobre ela. 

Poucos certamente são os Capítulos que aceitariam um desrespeito de seus membros às instruções dadas pelo Mestre Conselheiro através das batidas de seu Malhete, que coordenam os membros como um general faz com suas tropas. 

Esse é um símbolo e uma distinção conferidos diretamente por eleição, e os portadores dos Malhetes automaticamente se tornam os líderes desse grupo. 

Uma das maiores honras, se não a maior, que um Capítulo pode fazer a alguém que o visita é oferecer o Malhete para a condução dos trabalhos, apesar dessa ser uma prática desencorajada. 

17 de março de 2009

23 Oficiais

Mestre Conselheiro, Primeiro Conselheiro, Segundo Conselheiro, Capelão, Primeiro e Segundo Diácono, Primeiro e Segundo Mordomo, Mestre de Cerimônias, Escrivão, Porta Estandarte, Orador, Tesoureiro, Hospitaleiro, Sentinela, Organista, Sete Preceptores. Contaram? Bem, acho que na verdade todos vocês sabem. 

São 23 Oficiais que um Capítulo precisa enfileirar para que pudesse desempenhar nosso Ritual completo. Mas nossa enquete encerrada mostrou o seguinte:


5 a 10
  8 (13%)
 
11 a 15
  12 (20%)
 
16 a 20
  19 (31%)
 
21 a 25
  14 (23%)
 
26 a 30
  3 (5%)
 
mais de 31
  4 (6%)
 


Apenas 1/3 dos Capítulos tem condições de fazer coisas básicas, como uma Iniciação sem precisar lançar mão de Seniores, outros Capítulos ou, ainda pior, "fazer nas coxas". Nossas Cerimônias têm uma harmonia que depende de sua perfeita execução, com os elementos adequados e corretamente preparados para executá-los.

Acredito que um Capítulo ideal deveria ter em torno de 40 membros Ativos para se manter "mais ou menos" bem. Todo ano uma boa porção dos membros deixa de frequentar por uma série de motivos: escola, trabalho, mudança, namorada e mesmo desinteresse. 

Imagino os Capítulos das 2 primeiras opções, que se reúnem com menos de 15 DeMolays, as dificuldades que passam. Talvez isso sirva para torná-los mais unidos, mas na minha opinião diminui em muito a experiência de ser DeMolay, de ter um grupo grande e forte, capaz de realizar grandes eventos e se organizar verdadeiramente como uma empresa.

Espero que vocês não estejam se esquecendo de que se é bom para vocês, deverá ser bom para seus amigos. Sugiro que na próxima reunião de  seus Capítulos uma das pautas possa ser como aumentar o número de membros!