Pesquisar este blog

17 de março de 2009

23 Oficiais

Mestre Conselheiro, Primeiro Conselheiro, Segundo Conselheiro, Capelão, Primeiro e Segundo Diácono, Primeiro e Segundo Mordomo, Mestre de Cerimônias, Escrivão, Porta Estandarte, Orador, Tesoureiro, Hospitaleiro, Sentinela, Organista, Sete Preceptores. Contaram? Bem, acho que na verdade todos vocês sabem. 

São 23 Oficiais que um Capítulo precisa enfileirar para que pudesse desempenhar nosso Ritual completo. Mas nossa enquete encerrada mostrou o seguinte:


5 a 10
  8 (13%)
 
11 a 15
  12 (20%)
 
16 a 20
  19 (31%)
 
21 a 25
  14 (23%)
 
26 a 30
  3 (5%)
 
mais de 31
  4 (6%)
 


Apenas 1/3 dos Capítulos tem condições de fazer coisas básicas, como uma Iniciação sem precisar lançar mão de Seniores, outros Capítulos ou, ainda pior, "fazer nas coxas". Nossas Cerimônias têm uma harmonia que depende de sua perfeita execução, com os elementos adequados e corretamente preparados para executá-los.

Acredito que um Capítulo ideal deveria ter em torno de 40 membros Ativos para se manter "mais ou menos" bem. Todo ano uma boa porção dos membros deixa de frequentar por uma série de motivos: escola, trabalho, mudança, namorada e mesmo desinteresse. 

Imagino os Capítulos das 2 primeiras opções, que se reúnem com menos de 15 DeMolays, as dificuldades que passam. Talvez isso sirva para torná-los mais unidos, mas na minha opinião diminui em muito a experiência de ser DeMolay, de ter um grupo grande e forte, capaz de realizar grandes eventos e se organizar verdadeiramente como uma empresa.

Espero que vocês não estejam se esquecendo de que se é bom para vocês, deverá ser bom para seus amigos. Sugiro que na próxima reunião de  seus Capítulos uma das pautas possa ser como aumentar o número de membros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!