Pesquisar este blog

7 de abril de 2009

Novidades no Oriente Médio


Dessa novidade Jacques DeMolay certamente iria gostar, e muito! DeMolays das Filipinas, instalados em vários países do Oriente Médio, iniciaram a instalação de vários Colégios Alumni. Por enquanto, temos dados de dois.


O primeiro, que havia anunciado há algum tempo aqui no Blog, foi localizado pelo Ir. André Chormiak, que me enviou hoje os contatos. Localiza-se na cidade sagrada do Islã, Jeddah. O Desert Knights DeMolay & Dads Alumni Chapter tem se reunido com Irmãos filipinos que por lá estão trabalhando ou residindo.


Mas agora uma novidade ainda mais interessante: estão se expandindo e chegaram agora a Dubai! No último dia 19 de março, reuniu-se o Desert Chevaliers, DeMolay Alumni.


Impossível não querer perguntar: Será que o DI vai querer interferir no Supremo Conselho das Filipinas agora???

5 de abril de 2009

Símbolos da Ordem - Parte 2: Os Diáconos e suas Pombas


Continuando a série, chegou a vez dos Diáconos. Exatamente como na Maçonaria, que tem essa mesma função, os Diáconos têm como símbolo a Pomba. 

Desde a formação da Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1813, a Pomba com um Ramo de Oliveira no bico passou a ser associada ao Diácono. Mas não precisamos ir muito longe para relacionar isso à história Bíblica de Noé, onde a Pomba é a Mensageira da presença de terra, assim como o Diácono também é um Mensageiro. 

Contudo, os antigos manuais Maçônicos atestam que a Pomba é símbolo de celeridade, por isso essa deveria ser a explicação preferida, até porque nossa Pomba não carrega o Ramo de Oliveira - mas não é necessariamente a única interpretação.