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9 de abril de 2004

Direto do Supremo Conselho, o Ato que revolucionará a nossa Ordem:

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DECRETO N° 017 / 2002-2005

ALBERTO MANSUR, Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o
Brasil, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Constituição do
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil;

CONSIDERANDO que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil é a
única autoridade em todos os assuntos relacionados com a administração de
toda a Ordem DeMolay do Brasil, tendo completa autonomia, poderes e
privilégios necessários para tal Administração;

CONSIDERANDO a obrigatoriedade de se respeitar os Sagrados Landmarks da
Ordem DeMolay e, em especial, o inestimável apoio da Maçonaria à
juventude;

CONSIDERANDO o cumprimento do Tratado de Mútua Confiança e Irmandade
assinado entre este Supremo Conselho e o International Supreme Council,
Order of DeMolay;

CONSIDERANDO que a Ordem DeMolay prega a defesa das Liberdades Civil,
Religiosa e Intelectual e os princípios basilares da Democracia e da
autodeterminação dos povos;

CONSIDERANDO a necessidade de conceder maior autonomia administrativa e
financeira aos organismos DeMolays em nível Estadual, objetivando o
engrandecimento e expansão da Ordem DeMolay no Brasil e Jurisdição no
exterior;

CONSIDERANDO o fiel cumprimento do Art. 29, §1º, "a", da Constituição do
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil;

DECRETA:

Art. 1º - A criação dos Grandes Capítulos Estaduais da Ordem DeMolay
somente naquelas unidades da federação onde tenha sido assinado Tratado de
Amizade e Compromisso entre as três Obediências Maçônicas do Estado, e o
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Parágrafo Único - Cópia fiel do Tratado de Amizade e Compromisso prescrito
no caput segue em anexo e faz parte integrante deste decreto.

Art. 2º - Que o Oficial Executivo e Membro Efetivo de cada Estado
presidirá o Grande Capítulo Estadual DeMolay na condição de Grande Oficial
Executivo.

Art. 3º - A criação imediata de Oficialarias Executivas Jurisdicionais, em
cada Estado, uma para cada Obediência Maçônica do Estado, presidida pelo
Oficial Executivo Jurisdicional.

Art. 4º - Que o Grande Capítulo DeMolay Estadual é composto por três
Oficiais Executivos para cada uma das Jurisdições do Estado, atuando junto
a cada uma das Obediências Maçônicas: Grande Oriente Estadual (federado ao
Grande Oriente do Brasil), Grande Oriente Independente (filiado à COMAB) e
Grande Loja (filiada à CMSB).

Art. 5º - Que a Diretoria do Grande Capítulo DeMolay Estadual é composta
pelos seguintes Grandes Oficiais: O Grande Oficial Executivo ou
Presidente, o Grande Deputado Estadual ou 1º Vice-Presidente e o Grande
Secretário Estadual ou 2º Vice-Presidente, sendo que cada um deles é um
Oficial Executivo de Jurisdição.

Art. 6º - Que cada Grande Capítulo DeMolay Estadual e as Oficialarias
Executivas Jurisdicionais deverão apresentar proposta de Estatuto até o
dia 25 de junho de 2004 para avaliação e posterior ratificação pelo
Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil por ocasião do Congresso
Nacional DeMolay de 2004.

§1º - O Estatuto do Grande Capítulo Estadual DeMolay deverá prever
minimamente:

a) Que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil é soberano e a
única autoridade máxima e legítima que governa a Ordem DeMolay no Brasil.

b) Que o Estatuto não conflitará com a Constituição do Supremo Conselho da
Ordem DeMolay para o Brasil.

c) Que haverá rodízio anual entre as Obediências Maçônicas para os cargos
de Grande Oficiais do Grande Capítulo DeMolay Estadual.

d) Que o trabalho do Mestre Conselheiro Estadual estará sob supervisão do
Grande Oficial Executivo e que este último possui autoridade disciplinar
sobre o primeiro.

e) Que será preservada a autonomia do Oficial Executivo Jurisdicional.

f) Que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil poderá exigir
qualificação e treinamento prévio para assumir cargos na Liderança Adulta
DeMolay.

§2º - O Estatuto da Oficialaria Executiva Jurisdicional, uma para cada uma
das três Obediências Maçônicas do Estado, deverá prever minimamente:

a) Que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil é soberano e a
única autoridade máxima e legítima que governa a Ordem DeMolay no Brasil.

b) Que o Estatuto não conflitará com a Constituição do Supremo Conselho da
Ordem DeMolay para o Brasil.

c) Que o Oficial Executivo Jurisdicional terá mandato anual, podendo ser
reeleito por no máximo dois mandatos consecutivos.

d) Que no caso de conflito de atribuições ou competências, ou assuntos
disciplinares e administrativos que envolvam mais de uma Jurisdição do
mesmo Estado, as ações e decisões serão conduzidas pelo Grande Capítulo
DeMolay Estadual

e) Que os Oficiais Executivos Regionais, deverão ser preferencialmente
eleitos, pelos capítulos de sua região nos termos do Estatuto Estadual.
Caso não seja possível realizar-se eleições, serão nomeados pelo Grande
Capítulo Estadual.

g) Que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil poderá exigir
qualificação e treinamento prévio para assumir cargos na Liderança Adulta
DeMolay.

Art. 7º - Que dos valores arrecadados pelas taxas atualmente previstas nos
art. 38, 39 e 64 da Constituição DeMolay, cinqüenta por cento (50%) do
montante total será destinado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o
Brasil e o restante ao Estado.

Parágrafo único - Os Oficiais Executivos Jurisdicionais devem repassar, no
mínimo, dez por cento (10%) de suas arrecadações para os fundos do Grande
Capítulo DeMolay Estadual.

Art. 8º - Que os atuais Oficiais Executivos que não ocuparem cargos de
Oficiais Executivos Jurisdicionais, serão denominados Oficiais Executivos
Regionais e estarão subordinados aos primeiros, de acordo com sua
Obediência Maçônica.

Art. 9º - Que todos os cargos de Oficiais Executivos Regional e
Jurisdicional e de Grandes Oficiais do Grande Capítulo serão eletivos com
mandato anual e com possibilidade de reeleição para no máximo mais dois
mandatos consecutivos.

Parágrafo Único - O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil se
reserva o direito de exigir qualificação e treinamento prévio para o
exercício de cargos de Liderança em todos os níveis da Ordem DeMolay.

Art. 10 - Que o trabalho e o reembolso de despesas do Mestre Conselheiro
Estadual ficará sob supervisão do Grande Oficial Executivo.

Art. 11 - Que o Grande Capítulo DeMolay Estadual atuará nas seguintes
situações:

a) como elo de ligação entre o Supremo Conselho e aquele Estado.
b) nas relações fraternais com outros Estados.
c) nas ações disciplinares relativas ao DeMolays ativos daquele Estado.
d) no planejamento e ações que envolvam mais de uma Jurisdição do Estado.

Art. 12 - Que o Oficial Executivo Jurisdicional, que funciona junto aos
corpos de uma mesma Obediência Maçônica do Estado, terá a sua autonomia
administrativa e financeira respeitada pelo Grande Capítulo DeMolay
Estadual.

§1º - Se um Capítulo DeMolay for patrocinado por um ou mais Corpos
Maçônicos de Obediências Maçônicas diferentes, os mesmos deverão escolher
previamente o Oficial Executivo Jurisdicional ao qual ficarão
subordinados.

§2º - Os Oficiais Executivos Regionais, serão eleitos ou nomeados conforme
disposto no estatuto do Grande Capítulo Estadual e empossado de acordo com
a legislação vigente.

§3º - O prazo do mandato do Oficial Executivo Jurisdicional será de um
ano, podendo ser reeleito por mais dois mandatos anuais consecutivos.

§4º - A indicação à Oficial Executivo Jurisdicional virá da Jurisdição
DeMolay conforme regra estabelecida no Estatuto Estadual, sendo este
preferencialmente um Sênior DeMolay, e sua nomeação será efetivada pelo
Supremo Conselho somente após oitiva do Grão Mestre de sua Obediência
Maçônica.

Art. 13 - Haverá, obrigatoriamente, rodízio anual entre as Obediências
Maçônicas na presidência do Grande Capítulo DeMolay Estadual.

Art. 14 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Supremo Conselho da Ordem
DeMolay para o Brasil

Art. 15 - O Muito Ilustre Irmão Grande Secretário Geral é o encarregado
das anotações competentes, do registro e da publicação do presente
DECRETO, que entra em vigor nesta data, para todos os efeitos legais,
revogando-se as disposições em contrário.

Dado e traçado no Gabinete do Grande Mestre da Ordem DeMolay para o
Brasil, na Cidade do Rio de Janeiro, sede do Supremo Conselho da Ordem
DeMolay para o Brasil, aos cinco dias do mês de abril de dois mil e
quatro.

ALBERTO MANSUR
Grande Mestre

GERALDO DOS SANTOS
Grande Secretário Geral

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TRATADO DE AMIZADE, MÚTUA CONFIANÇA E IRMANDADE E PROCLAMAÇÃO E DECLARAÇÃO
DOS REPRESENTANTES DAS ORGANIZAÇÕES MAÇÔNICAS EM APOIO E RECONHECIMENTO À
ORDEM DEMOLAY, POR OCASIÃO DOS 25 ANOS DA ORDEM DeMOLAY NO BRASIL
E 20 ANOS DE FUNDAÇÃO DO SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O BRASIL.

Nós, abaixo assinados, representante da___________ (definir Obediência
Maçônica: Grande Oriente Federado ao GOB ou Grande Oriente Independente
filiado à COMAB ou Grande Loja filia da à CMSB), tendo voluntariamente
respondido ao chamado do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, o
qual nossa Obediência Maçônica apóia plenamente, por meio deste, fazemos a
seguinte Declaração e Proclamação:

1- Congratulamos a Ordem DeMolay por ocasião da aproximação de seu 25º
aniversário no Brasil e 20 anos de fundação do Supremo Conselho da Ordem
DeMolay para o Brasil e cumprimentamos os Corpos Maçônicos que se dedicam à
juventude brasileira.

2- Estamos profundamente impressionados com o progresso obtido pela Ordem
DeMolay desde a sua fundação no Brasil, em 16 de agosto de 1980, por
inspirarem os jovens para serem melhores filhos, devotos de Deus,
inteligentes, patriotas e bons cidadãos.

3- Apreciamos o fato dos Capítulos DeMolays serem patrocinados por Corpos
Maçônicos, fornecendo os princípios da fraternidade maçônica aos jovens
DeMolays e reconhecemos que assim é criado um ideal de relacionamento
produtivo e benéfico entre jovens e a Liderança Adulta.

4- Aceitamos o convite fraterno do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o
Brasil e seus Membros para participarmos da expansão da Ordem DeMolay de
forma que em cada cidade brasileira onde haja uma Loja Maçônica, exista um
Capítulo DeMolay trabalhando ativamente.

5- Brindamos o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil com o nosso
apoio pessoal e indissolúvel, pois temos autoridade para tal, e concedemos
apoio moral e, se possível, financeiro, sem o desejo ou intenção em
determinar alguma fiscalização ou ingerência sobre a Ordem DeMolay.

6- Reconhecemos o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil como
organização soberana e a única e legítima autoridade máxima que governa a
Ordem DeMolay no Brasil.

7- Reconhecemos e respeitamos a autonomia do Grande Capítulo DeMolay
Estadual de ___(definir o Estado) como representante do Supremo Conselho
da Ordem DeMolay para o Brasil neste Estado.

8- Serão assinadas 3 vias deste Tratado sendo uma depositada no Supremo
Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, outra no Grande Capítulo DeMolay
Estadual, outra na (o) _____ (definir a Obediência Maçônica).

Saudamos tão nobre causa e solicitamos total apoio de nossos corpos e
fileiras para a Ordem DeMolay.

Convocamos os Maçons a participarem do sucesso e do progresso da Ordem
DeMolay no Brasil, o que dependerá de nossa determinação.

Depositamos nossa fé e esperança nos jovens para que eles carreguem
consigo a força da certeza, da Justiça, da Liberdade e da Democracia.

Em fé do que aqui ficou celebrado, assinam seus representantes e afixam
seus selos, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, pelo seu
Grande Oficial Executivo, Membro Efetivo do Estado, e o Grão-Mestre da
Obediência Maçônica signatária.



Oficial Executivo Jurisdicional
da (o) ________ (definir Oficialaria Executiva Jurisdicional)




Grão-Mestre
da (o) ________ (definir Obediência Maçônica)



Como sabem, há bilhões de teorias de conspiração envolvendo a Maçonaria... Abaixo, mais uma para vcs se divertirem, escrita pelo Monsenhor Jose Maria Caro, o primeiro Cardeal chileno. Quem sabe o Cláudio Magioli (DM e chileno) não saiba mais um pouco sobre ele e nos explique algo a mais:

"MONSEÑOR JOSE MARIA CARO: AS DENÚNCIAS CONTRA UMA CONSPIRAÇAO JUDAICO-MAÇÔNICA

MONSEÑOR JOSE MARIA CARO:

AS DENÚNCIAS CONTRA UMA CONSPIRAÇAO JUDAICO-MAÇÔNICA


Muitas vezes se pôs em dúvida a relação entre maçons e judeus, em parte porque os que a denunciam são, com freqüência, adversários da maçonaria, como o ilustre religioso chileno, Monseñor José María Caro. Sem dúvida, antes de analisar seu trabalho, devemos deixar clara a realidade desta relação citando as palavras do maçom de grau 33 de Rito Escocês, don Lorenzo Frau Abrines, em seu "Dicionário Enciclopédico Abreviado da Maçonaria" em 1955:

"ISRAEL: O nome de Israel por designar o povo hebreu ocupa o lugar destacado da Ordem Maçônica, posto que a história do dito povo é a fonte de onde emanam as lendas míticas da Maçonaria. O Rito de Misraim, chamado também judaico, fundamenta-se em grande parte dos graus de sua segunda série na história das vicissitudes deste povo; Palavra sagrada do grau 70 do rito Misraim e uma do recomhecimento do grau 40 do mesmo Rito. (Mestre de Grau 7 do Rito Escocés antigo e aceito)."

José María Caro Rodríguez viveu entre os anos de 1866 e 1958, deixando para trás uma vasta trajetória a serviço da comunidade e de seu país, o Chile. Foi o bispo da cidade de Iquique, e mais tarde Arcebispo de Santiago. Chegou a ser, além disso, o primeiro cardeal que teve o Chile. Sua vida se caracterizou por uma notável humildade e bondade, cada vez mais difícil de se encontrar na cúpula da Igreja Católica, especialmente com os mais pobres e necessitados, de modo que tinha uma particular sensibilidade com os temas sociais e políticos, que afetam diretamente o bem-estar de seu povo. Sua sensibilidade com os setores mais humildes se explica por sua própria origem, dentro de uma modesta família da localidade de Colchagüa. No Chile ele é lembrado com muito apreço e, sem dúvida, se trata de uma das figuras históricas mais importantes de nossa nação, havendo inclusive um monumento em sua honra em frente a mesmíssima Catedral de Santiago, na Plaza de Armas da capital chilena.

Durante seu serviço religioso, viajou a Roma, mas se adoentou e teve que retornar ao Chile, cursando um Seminário apesar de ter perdido grande parte de sua voz. Gozando de uma vasta educação e conhecimentos, sua qualidade de acadêmico e doutor permitiu que produzisse varias obras escritas de caráter doutrinário, como "La Iglesia e los Obreros", "El Matrimonio Cristiano", "Porque Creo", "Fundamentos de la Fe", entre outras. Uma delas, em particular, merece nossa atenção.

Em 1924, estando a pouco mais da metade de sua vida, em seus 52 anos, com plenas capacidades mentais e apoiado por sua ampla cultura, Monseñor Caro, então bispo, escreveu um curioso livro, hoje quase desconhecido embora tenha sido editado quatro vezes, inclusive no exterior. Se intitula "El Misterio de la Maçonaria, Descorriendo el Velo" e é um dos poucos documentos que abordam em detalhe um tema proibido: a relação entre franco-maçons e judeus, estabelecendo as diferenças entre catolicismo e judaísmo que hoje já estão quase que imperceptíveis. O livro foi um êxito tal que obrigou a publicar uma segunda edição, em 1926. Foi publicado também na Argentina, pela editorial Buenos Aires, em 1948.

Monseñor Caro nunca ocultou sua desconfiança entre as lojas maçônicas e os vínculos delas mesmas com o judaísmo, o que lhe custou ser depreciado por setores políticos tradicionalmente ligados à maçonaria, como alguns grupos radicais, que em uma ocasião organizaram até um violento protesto contra ele, em uma procissão que foi atacada e agredida por uma turba de adversários durante a Páscoa da Ressurreição de 1913. Sem dúvida, nenhuma destas ações covardes impediria que se transformasse com o tempo em um dos curas mais populares e queridos desta cidade do norte do Chile. Ainda assim houve ilustres radicais patriotas que se solidarizaram com Monseñor Caro chegando a formar uma grande amizade com ele, como é o caso do Presidente Juan Antonio Ríos, que tentou até o último momento manter-se neutro durante a Segunda Guerra.

Monseñor Caro inicia seu livro com uma advertência decisiva, nas primeiras linhas do prólogo:

"Com verdadeiro temor começo a tratar a matéria deste livreto, pressentindo que vou causar desgosto a mais de um com o intento de divulgação que, em favor de Deus, me proponho... e não é minha intenção ocasionar a ninguém a menor moléstia, senão cumprir com uma obrigação que me impõe a consciência".

E no principio de seu capítulo "¿La Maçonaria es un Instrumento del Judaísmo?", o religioso faz outro esclarecimento que deixa de lado qualquer intento de acusá-lo de estar cego por preconceitos anti-semíticos em seu trabalho:

"Não é minha intenção, nem pode sê-lo, despertar ódios contra uma raça que está destinada a unir-se um dia com os cristãos no conhecimento do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, e da qual brotou para a terra inteira a fonte de todas as bênçãos que a civilização cristã aportou ao mundo, apesar de todos os esforços que se fizeram para estorvar sua ação. Não é essa minha intenção; mas sim a de chamar a atenção dos leitores a um assunto que vale a pena fixar-se, tanto pelo lado religioso, como pelo econômico e político".

Agora passamos a citar a seguinte advertência feita em "El Misterio de la Maçonaria" por Monseñor Caro denunciando diretamente os maçons como uma seita simpatizante do judaísmo a seu completo serviço:

"...a Maçonaria não é mais que uma máscara que o judaísmo encobre ante as nações seus manejos anticristãos e de universal dominação política e econômica... não é mais que um pobre instrumento, inconsciente pelo público geral, da Suprema Direção judia".

"Esta [raça judaica] está por um lado, na condição de uma raça vencida, religiosa e civilmente, dispersa e depreciada ou perseguida, não somente por suas tradições religiosas, mas também pela sórdida avareza que tem feito apoderar-se das riquezas dos povos entre os quais tem vivido; e por outro lado, essa raça vive sustentada tenazmente por um ideal que jamais abandonou, o da dominação universal por meio de seu Messias, individual ou simbólico. Em sua perpétua contradição com a sociedade em que vive, o povo judeu com o governo central que conserva sua unidade nacional, não faz menos que conspirar perpetuamente contra o povo cristão e valer-se, para tanto, das sociedades secretas para realizar seus fins".

E também assinala:

"O fim supremo da Maçonaria, há quem creia e com boas razões, é estabelecer o predomínio judaico no mundo. A ação judaica é predominante nesta instituição, e, por conseguinte, tudo não é senão o meio para chegar a estabelecer o domínio universal da raça judaica com mais rapidez e segurança, ou melhor, a ação judaica é uma auxiliar da Maçonaria para conseguir realizar seus desígnios de anarquia e destruição universal, e por trás desta, a adoração de Satanás, instigador dessa obra de rebelião e de anarquia."

Mais adiante, no capítulo sobre a ação judaica e maçônica contra o catolicismo, Monseñor Caro nos diz:

"É indubitável que a ação da Maçonaria contra a Igreja Católica não é mais que a continuação da guerra a Cristo praticada pelos judeus há 1900 anos, acomodando-se mediante o segredo, o engano e a hipocrisia às circunstâncias do mundo cristão".

"Leia-se o Evangelho e se verá na espionagem judaica, em suas perguntas capciosas, em seus ataques hipócritas, encobertos com o véu da pretensa piedade dos fariseus; nas armadilhas; nos esforços para fazer odioso ante o povo aquele que é o grande bem-feitor; no emprego do ouro para comprar um apóstolo, na formação da opinião contra Cristo; na preferência de Barrabás, no furor e na sanha com que tratam de manchar a memória de Cristo na infância; na constante oposição, sangrenta muitas vezes, contra a predicação dos Apóstolos etc; em tudo isso se verá, o que hoje pratica a Maçonaria."

"Sim o judaísmo rabínico é o declarado e implacável inimigo do cristianismo, a maçonaria a serviço desse mesmo judaísmo é ainda o anticristianismo. O mesmo ódio, a mesma hipocrisia, as mesmas violências, o mesmo estorvo à ação da Igreja de Cristo. O ódio a Cristo ao cristianismo não é coisa da história remota, nem pode ser visto como o resultado de perseguição; forma parte de uma íntegra tradição rabínica originária, antes que tivesse lugar qualquer persecução dos judeus pelos cristãos e continuou em nosso país muito depois dessa perseguição ter acabado. Além disso, as relações da Maçonaria ou do judaísmo perseguidor da Igreja Católica com o bolchevismo, na Rússia, Hungria e com a ameaça de realizá-lo em todas as partes, é coisa pública, como é a relação do judaísmo com a Maçonaria..."

A respeito do último, Monseñor Caro havia assinalado ademais nesta mesma fonte:

"...as façanhas, o reinado do Terror, a explosão do ódio satânico contra a Igreja, contra Nosso Senhor Jesus Cristo, as horríveis blasfêmias em que prorrompiam os revolucionários maçons na França, não são mais que a expressão e o cumprimento das aspirações das seitas Cabalísticas e secretas que durante tantos séculos vinham trabalhando secretamente contra o Cristianismo. O que os bolchevistas, judeus em sua maior parte, fazem agora na Rússia contra o Cristianismo, não é mais que outra edição do que fizeram os maçons na Revolução Francesa. Os executores são distintos; a doutrina que move e autoriza e a direção suprema é a mesma".

"Na Maçonaria sempre foi observada uma grande e especialíssima consideração pelos judeus... Quando estourou a Revolução Francesa, se pediu com insistência a cidadania francesa para os judeus; rechaçada uma vez, insistiu-se em pedi-la, e foi concedida. O leitor lembrará que nesses dias se perseguia os católicos até a morte ".

Sobre o parágrafo anterior, Monseñor Caro se refere a um fato que era relativamente bem conhecido então, mas que a história da Nova Ordem se empenhou em sacar da lembrança: Trata-se da "Comuna de Paris", quando em Paris se tentou saquear instituições como no Banco da França, enquanto que os milionários bancos nas mãos dos judeus não foram tocados por ninguém.

Sobre a relação da Maçonaria com a Cabala Judaica, é claro e direto:

"Também se manifesta sua relação com a Cabala perversa, introduzida primeiro em algumas das seitas maçônicas mais terríveis, como o Iluminismo, o Martinismo, o Rosacruzismo etc., na Maçonaria moderna, pela doutrina moral, pela permissão da hipocrisia, da mentira, do roubo, da desonra, quando se trata de fazer mal aos gentios, ou seja, aos não judeus, coisas que são praticadas amplamente na Maçonaria, como temos visto..."

Monseñor Caro sabia também da existência dos "Protocolos dos Sabios de Sião". A esse respeito, o religioso escreve:

"... qualquer que leia algo de sua história não poderá deixar de se admirar da realização do plano idealizado pelos verdadeiros ou supostos Sábios de Sião, do empenho feito pela judiaria para sepultar no esquecimento os 'Protocolos', primeiro, queimando uma edição inteira na Rússia, depois mentindo sobre a existência de um exemplar na Biblioteca de Londres, e fazendo grandes esforços para que não se publicasse nos Estados Unidos uma edição, a ponto de conseguir que nenhum jornal de Nova Iorque publicasse avisos para fazer-lhes propaganda".

"... Os Protocolos dos Sábios de Sião, autênticos ou não, são um plano profético que é cumprido espantosamente e que conta com a maçonaria como um instrumento ".

Julius Evola dizia algo muito parecido ao declarar que "sim os protocolos não são autênticos, então são verídicos". Um exemplar da edição de 1905 dos Protocolos foi depositado no British Museum de Londres, em 10 de Agosto de 1906, mais de dez anos antes que começaram a se desenrolar os acontecimentos que são a realização daquele plano. A relação da Maçonaria com os autores dos Protocolos sobressaem-se a cada passo: "Quem e que coisa pode destruir uma força invisível?. E essa é, precisamente, nossa força. A Maçonaria inteira serve de despiste para nós e para nossos propósitos; mas o plano de ação de nossa força e sua mesma sede central pertence a um mistério desconhecido para todo o povo." (Protocolo IV).

A esse respeito, Monseñor Caro disse apropriadamente:

"O plano dos protocolos é a ruína dos povos para estabelecer sobre eles a dominação judaica."

Mais adiante continua:

"Esses Protocolos contêm em plano proposto pelos judeus para realizar o Ideal de dominação universal sobre todo o mundo, como fundo um governo judeu, mediante a corrupção dos costumes, o empobrecimento dos povos em favor dos judeus e as contínuas agitações e o contínuo descontentamento que faria com que os povos se entregassem nos braços dos judeus para salvar-se da anarquia e da miséria, para serem tratados em seguida por eles como têm sido tratados na Rússia, por debaixo dos sovietes, cujos líderes são quase todos judeus."

Tanto estas palavras de Monseñor Caro, como sua própria obra "El Misterio de la Maçonaria", raras vezes são referidos ou assinalados por algum autor. Apesar de que existem alguns exemplares nas bibliotecas públicas, ninguém os lê nem os consulta. Na prática, não existe; nunca foi escrito, ninguém sabe de sua existência; ninguém os lembra nem conhece a terrível verdade que trouxe à luz.


Monseñor José María Caro faleceu no dia 04 de Abril de 1958. A extrema-unção lhe foi dada pelo Cabildo Metropolitano, e, ao falecer, os sinos de Santiago badalaram em sinal de dor irreparável. Seus restos mortais jazem hoje na capela especial da Catedral de Santiago, em frente a qual se levantou um monumento em sua homenagem."

7 de abril de 2004

Ah, se alguém tiver paciência de me traduzir a reportagem abaixo, agradeço!!!! :-)


X




Como, os Seniores principalmente, percebemos, os Capítulos hoje em dia, apesar de muito, muito mais numerosos, têm quadros de membros menores.

Quando entrei no Capítulo Campo Mourão 028, em 1989, éramos quase 100 DeMolays Ativos. Creio que, hoje em dia, há pouquíssimos Capítulos que chegam perto disso.

Em muitas conversas, sabemos que um dos principais motivos é que a Ordem tem muitos "concorrentes" hoje em dia, o que não ocorria antes. Shopping, cinema, videogame, baladas e, principalmente, namoradas.

Na "nossa época", começava-se a namorar um pouco mais tarde. E olha que nem faz tanto tempo assim!!!! O quê, o quê, o quê!!! :-)

Essa saiu no Pantagraph, jornal de Illinois (EUA):

Tuesday, April 6, 2004
Membership wanes

Civic groups seek interested youths

By Rebecca Loda
rloda@pantagraph.com

BLOOMINGTON -- When Kristina Gaddy participated in a local Rainbow Assembly event several years ago, she knew she belonged.
"I liked it because when I walked in, I instantly had 10 friends," she said.

Since then, Gaddy, who lives in rural Lexington and is a senior at Gridley High School, has held leadership roles at the local and state levels.

"When Kris first joined Rainbow, she was quiet, a little on the shy side," said her mother, Marilyn Gaddy. "It gave her a whole new spread of friends. Over the years, it's given her a lot of poise and public-speaking skills."

Kristina Gaddy is one of a shrinking number of youths involved in Rainbow Assembly, its male counterpart, Order of DeMolay, and other civic groups for young people. Local leaders said their groups, which teach values like leadership, are working to rebuild, but they face competition for youths' attention in an increasingly busy world.

"There's just so much for kids to do today than there was 30 years ago," said Dave Poffenbarger, former state DeMolay executive director. "Kids today have much more of what we call a 'microwave' mentality. We were not tuned in like that. The whole style has changed."

The key, he said, is to offer members a chance to do something new or something they wouldn't otherwise be able to. "If you offer a good program to kids, they'll buy into it."

Marilyn Gaddy, who serves as "mother adviser" to the Bloomington-Normal Rainbow Assembly, said she thinks other youths can benefit. The local assembly currently has eight members, all in junior high or high school. The organization is open to females between the ages of 11 and 20.

"Years ago, they used to have 50 girls," said Marilyn Gaddy. "For this area, we're doing pretty good. We do need more girls."

The Lincoln Rainbow Assembly has seven members, down from the average of 14 to 18, and is also looking to increase its numbers, said mother adviser Peggy Payne.

Jay Keeran, chapter adviser for the Charles E. Dagenhart chapter of the Order of DeMolay, can relate. The organization is for males ages 12 to 21.

The local chapter has about 10 to 15 participating members and most reside in McLean County, said Keeran. The chapter "went dark" more than a year ago, but it is in the midst of rebuilding, he said.

When he was a member in the early 1990s, there were about 25 active members.

"We're in the process of rebuilding," he said. "We're doing really well."

Both youth organizations are affiliated with Masonic groups, though youth members do not have to have ties to the adult groups to join. They require members to believe in a supreme being, though are not affiliated with a specific religion.

The groups stress friendship and service, as well as responsibility and leadership skills. "Our whole reasoning is to perform service to others," said Payne.

The groups have levels of leadership through which members advance. Andrew Erickson, a freshman at Bloomington High School, is the local DeMolay master councilor and has been involved in the group for about a year.

"I've made a lot of friends from different events," he said. "It's just a lot of fun."

Brittany Pensky, a freshman at Normal Community West High School, serves as the Bloomington-Normal assembly's worthy adviser.

"When they're worthy adviser, it's their responsibility to plan business meetings, set our calendar and use parliamentary procedure," said Marilyn Gaddy, who said the adviser also chooses a charity for the assembly to support.

It's a post Kristina Gaddy has held. She now serves as grand worthy associate adviser for the state. Next year, she'll serve as grand worthy adviser statewide.

The group participates in service projects and fund-raisers. There are bimonthly assembly meetings -- most of which are closed -- in addition to activities.

"Everyone accepts you," Brittany said. "It doesn't matter who you are."

On the Net For more details:

International Order of the Rainbow for Girls: www.iorg.org

DeMolay International: www.demolay.org

4 de abril de 2004

Há alguns anos atrás, o DM Miguel Ângelo Kusnievicz, do Capítulo Curitiba 162, faleceu. No seu funeral, foram depositados em seu caixão vários de seus pertences DeMolay, como a sua faixa de Cavaleiro...

Agora, gostaria de poder fazer uma homenagem como essa, prestada ao nosso fundador Frank Land, em seu túmulo:

Se teu pai tivesse sido DeMolay na década de 1970, provavelmente ele te mostraria uma foto mais ou menos como essa aqui... hehehe




Como bem sabemos, Jacques de Molay, apesar de ser nosso patrono, também é figura reverenciada e querida por diversos grupos.

Até mesmo no Heavy Metal, Jacques faz sua presença. O grupo "The Templars" lançou em 1994 um CD chamado "Return of Jacques de Molay", relançado em 1998 em CD duplo. Quem já pôde ouvir faixas dos vários CDs da banda pode perceber o profundo conhecimento e encanto que eles têm sobre os Templários, e em especial pelo nosso aclamado mártir.

Nâo entendeu nada??? Tudo bem, eu traduzo:

"O Antigo Past Mestre, por Carl Claudy - 1924

Ordem DeMolay

"Vai ser uma reunião muito interessante," disse o Jovem Maçom, sentando-se na ante-sala ao lado do Antigo Past Mestre.

"Estou feliz por você ter esperado ansiosamente com prazer por isto," veio a pronto-resposta, "mas que característica em especial te intriga esta noite?"

"Veja, o Irmão Smith vai pedir uma apropriação da Loja para ajudar o Rito Escocês a fundar um Capítulo DeMolay. E há muitos dos Irmãos que vão se opor. Você sabe, senhor, há muitos de nós que acham que a Maçonaria não precisa de braços juvenis. E há outros que dizem que a Loja não devia servir a uma organização de garotos, porque muitos dos membros não têm filhos, mas sim filhas. Então eu acho que haverá uma calorosa discussão."

"Fico feliz por você me contar," disse o Antigo Past Mestre. "Não é com frequência que ponho meus pés na Loja mais; acredito em deixar a Diretoria dirigir a Loja e manter os antigos Past Mestres aonde eles pertencem, na coluna lateral. Mas de vez em quando me tomo pelo ímpeto de levantar e falar, e essa é uma dessas vezes."

"Estou feliz que você vá se opor à apropriação," disse o Jovem Maçom. "É como me sinto sobre isso."

"Não vou me opor," respondeu o Antigo Past Mestre, severamente. "Vou encorajar a apropriação com todas as forças que tenho. Vou destruir os argumentos débeis daqueles que se referem à Ordem DeMolay como `Maçonaria Juvenil`e vou aniquilar aquele Irmão que diz não querer o dinheiro da Loja gasto com tais Ordens por ter filhas ao invés de filhos."

"Por quê?... Por que, você me surpreende," clamou o Jovem Maçom. "Chama a tua atenção que os Graus DeMolays são altamente elaborados, espetaculares e bonitos? Não acha que um jovem que veja tal trabalho irá, quando se tornar Maçom, ficar desapontado?"

"Meu jovem amigo," respondeu o Antigo Past Mestre, "a maioria de nós vive em pequenos lares, em pequenas cidades, ou em grandes lares em grandes cidades. A maioria de nós não vive sob o trovejar do Niágara, ou no terreno do Grand Canyon, ou sob a sombra do Pico Pike. Poucos de nós vivem em ou próximo à Yellowstone, ou o Yosemite, ou o Lago Grater. A maioria da população deste país não vive às vistas do poderoso oceano. Você acha que isso nos faz insatisfeitos com nossas vidas ou nossos lares quando vamos como turistas nas belezas dessa nossa maravilhosa terra?

"Eu presenciei os Graus DeMolay. Eles são muito melhor desempenhados pelos garotos do que nossos Graus Maçônicos são pelos homens adultos. É culpa dos garotos, da Ordem deles, dos Graus deles, ou é nossa culpa? Seus Graus são bonitos e solenes; mas que eles mesmo alcancem a margem da beleza interior do Grau Maçônico, nenhum verdadeiro estudante da Maçonaria admitiria por um momento. Pode, porém, ser verdade que alguns jovens, iniciados nos Graus DeMolays, desaponte-se quando alcance o Terceiro Grau da Maçonaria, que não é mais envolto em trajes, enfeites, encenação. Mas tal jovem se desapontará em qualquer evento.

"Acredito que a maioria dos garotos, quando se tornarem homens, vão se voltar dos elaborados e espetaculares Graus da Ordem DeMolay para os mais quietos, considerativos e profundos Graus da Maçonaria com alívio, e vão mergulhar neles com profundo entusiasmo, devido à sua prática na etiqueta do Templo, sua experiência em fraternidade, sua educação em Ritual e companheirismo.

"Há Maçons nesta Loja que, eu sei, se oporão à despesa da tesouraria da Loja. Dirão, `Por que, não tenho filho para entrar em tal Ordem, por que deveria financiá-la?? Mas eles podem ter filhas. Então eles podem estar interessados em que os jovens garotos desta cidade cresçam como bons homens, verdadeiros, corretos. Pois algum desses jovens, algum dia, provavelmente será o marido da filha daquele Maçom. E quão melhor homem ele for, mais feliz ela será.

"Você já parou para pensar, meu Irmão, o que há na Maçonaria que a manteve viva e a fez crescer, por milhares de anos? Que outra coisa você pode nomear que durou e cresceu por milhares de anos? Apenas uma, o amor e a reverência por Deus. Então, estou falando a verdade quando digo que é Deus na Maçonaria que os manteve juntos. A Paternidade de Deus e a fraternidade dos homens como ensinada na Maçonaria são os cimentos espirituais que espalhamos com nossas trolhas de Graus, e Lojas, e Ritual.

"A Ordem para os garotos é nada mais que um novo modo de aprontar as pedras para a construção. Antes que houvesse tal Ordem, nós pegávamos os garotos da forma como os encontrássemos. Nós ainda fazemos assim. Mas, em adição, nós agora temos uma Ordem a qual, enquanto não pronuncia uma só palavra que possa ser entendida como um convite, que nada diz a qualquer garoto que o faça pensar que a Maçonaria quer qualquer coisa dele, ainda, ensina a ele patriotismo, amor a Pátria, amor às escolas públicas, amor à Maçonaria, devido a sua unidade, sua caridade, seu companheirismo, e também ensina a ele as lições de ajuda a um Irmão, de tolerância e mente-aberta, e de sincera reverência a um Ser Supremo. Nenhum garoto que tenha sido um DeMolay jamais se juntará a uma Loja Maçônica sem estar melhor preparado para ser um melhor Maçom que o mesmo garoto que jamais tenha sido um DeMolay.

"Eis, meu Irmão, agora você sabe com me sinto sobre isso, e porque vou encorajar que nossa Loja não obstrua o caminho, mas se fique ao lado e impulsionando, que nossos jovens homens tenham essa gloriosa chance de aprender os elementos de fraternidade antes que eles venham ante a nós para serem feitos Mestres Maçons."

"E eu vou estar ao seu lado e encorajar o mesmo destino," disse o Jovem Irmão. "Eu não entendia."

Fraternalmente,
Carl Johnson, 32
Loja Maçônica Burlington #254
Grande Loja de Washington dos Maçons Livres e aceitos
Rito Escocês Antigo e aceito, Vale de Bellingham
Oriente de Washington
[ERS] Easy Reading Sunday

The Old Past Master by Carl Claudy- 1924

ORDER OF DeMOLAY

"It is going to be a very interesting meeting," said the Young Mason,
sitting down in the ante-room beside the Old Past Master.

"I am glad you look forward with pleasure to it," came the ready answer,
"but what especial feature intrigues you tonight?"

"Why, Brother Smith is going to ask for an appropriation from the lodge to
help the Scottish Rite start a chapter of DeMolay. And there are a lot of
the brethren who are going to object. You know, Sir, there are many of us
who think that Masonry doesn't need any juvenile branches. And there are
others who say the lodge should not give to a boy's organization, because
many of the members have no boys but do have girls. So I expect there will
be a warm discussion."

"I am glad you told me," said the Old Past Master. "It isn't often I get on
my feet in the lodge anymore; I believe in letting the line officers run
the lodge and in keeping old Past Masters where they belong on the side
line. But now and then I get the urge to get up and talk, and this is one
of those times."

"I am glad you are going to object to the appropriation," said the Young
Mason. "That's the way I feel about it."

"I am not going to object," answered the Old Past Master, sharply. "I am
going to urge the appropriation with all the force I have. I am going to
puncture the feeble arguments of those who refer to DeMolay as 'Juvenile
Masonry' and I am going to annihilate that brother who says he doesn't want
lodge money spent for such Orders because he has daughters instead of sons."

"Why... why, you surprise me," cried the Young Mason. "Has it been drawn to
your attention the DeMolay degrees are highly elaborate, spectacular and
beautiful? Don't you think that a young man who sees such work will, when
he becomes a Mason, be disappointed?"

"My young friend," answered the Old Past Master, "most of us live in small
houses, in small towns, or bigger houses in big cities. Most of us do not
live beneath the thunder of Niagara, or in site of the Grand Canyon, or in
the shadow of Pike's Peak. Few of us live in or near Yellowstone, or the
Yosemite, or Crater Lake. The larger part of the population of this country
does not live in sight of the mighty ocean. Do you think it makes us
dissatisfied with our lives and our homes that we go sight-seeing among the
beauties of this wonderful land of ours?

"I have seen the DeMolay degrees. They are much better put on by the boys,
than our Masonic degrees are put on by the men. Is that the fault of the
boys, their Order, their degrees, or is it our fault? Their degrees are
beautiful and solemn; but that they even touch the skirts of the inner
beauty of the Masonic degree, no real student of Masonry would admit for a
moment. It may, indeed, be true that some young man, having taken the
DeMolay degrees, will be disappointed when he gets his Third Degree in
Masonry, that it is not more wrapped up in costumes, trappings, stage work.
But such a young man would be disappointed in any event.

"I believe that most boys, when they grow up to be men, will turn from the
elaborate and spectacular degrees of the DeMolay Order to the more quiet,
thoughtful and deeper degrees of Masonry with relief, and will throw
themselves in them with greater enthusiasm, because of their training in
lodge room etiquette, their experience of fraternalism, their education in
ritual and brotherhood.

"There are Masons in this lodge who will, I know, object to our spending
money from the lodge treasury. They will say 'why, I have no son to enter
such an order, why should I help support it?' But they may have daughters.
Then they are interested in having the young men in this town grow up to be
good men, true men, square men. For some one of these young men, is some
day, probably to be a husband to that Mason's daughter. And the better man
he is, the happier she will be.

"Did you ever stop to think, my brother, what it is in Masonry which has
kept it alive and made it grow, for thousands of years? What other thing
can you name which has lived and grown for thousands of years? Only one,
love and worship of God. Then I am speaking true words when I say it is the
God in Masonry which has held it together. The Fatherhood of God and the
brotherhood of man as taught in Masonry, are the inner cements which we
spread with our trowels of degrees and lodges and ritual.

"The Order for the boys is but a new way of making ready the stones for our
building. Before there was such an Order, we took young men as we found
them. We still so take them. But in addition, we have now an Order which,
while it speaks no word which can be construed as an invitation, which say
nothing to any boy which would make him think Masonry wanted anything of
him, yet teaches him patriotism, love of country, love of public schools,
love of Masonry, because of its unity, its charity, its brotherhood, and
teaches him too, the lessons of help to a brother, of broadminded tolerance
and of sincere worship of a Supreme Being. No boy who has been a DeMolay
will ever join a Masonic lodge without being better prepared to become a
good Mason than the same boy would have been had he not been a DeMolay.

"There, my brother, now you know how I feel about it, and why I am going to
urge that our lodge stand not in the way obstructing, but along side and
pushing, that our young men have this glorious chance to learn the elements
of fraternity before they come to us to be made Master Masons."

"And I am going to stand at your side and urge the same course," said the
Young Brother. "I didn't understand."

Fraternally,

Carl Johnson, 32'
Burlington Masonic Lodge #254
GL of Washington F&AM
A&ASR, Valley of Bellingham
Orient of Washington