Pesquisar este blog

4 de abril de 2004

Nâo entendeu nada??? Tudo bem, eu traduzo:

"O Antigo Past Mestre, por Carl Claudy - 1924

Ordem DeMolay

"Vai ser uma reunião muito interessante," disse o Jovem Maçom, sentando-se na ante-sala ao lado do Antigo Past Mestre.

"Estou feliz por você ter esperado ansiosamente com prazer por isto," veio a pronto-resposta, "mas que característica em especial te intriga esta noite?"

"Veja, o Irmão Smith vai pedir uma apropriação da Loja para ajudar o Rito Escocês a fundar um Capítulo DeMolay. E há muitos dos Irmãos que vão se opor. Você sabe, senhor, há muitos de nós que acham que a Maçonaria não precisa de braços juvenis. E há outros que dizem que a Loja não devia servir a uma organização de garotos, porque muitos dos membros não têm filhos, mas sim filhas. Então eu acho que haverá uma calorosa discussão."

"Fico feliz por você me contar," disse o Antigo Past Mestre. "Não é com frequência que ponho meus pés na Loja mais; acredito em deixar a Diretoria dirigir a Loja e manter os antigos Past Mestres aonde eles pertencem, na coluna lateral. Mas de vez em quando me tomo pelo ímpeto de levantar e falar, e essa é uma dessas vezes."

"Estou feliz que você vá se opor à apropriação," disse o Jovem Maçom. "É como me sinto sobre isso."

"Não vou me opor," respondeu o Antigo Past Mestre, severamente. "Vou encorajar a apropriação com todas as forças que tenho. Vou destruir os argumentos débeis daqueles que se referem à Ordem DeMolay como `Maçonaria Juvenil`e vou aniquilar aquele Irmão que diz não querer o dinheiro da Loja gasto com tais Ordens por ter filhas ao invés de filhos."

"Por quê?... Por que, você me surpreende," clamou o Jovem Maçom. "Chama a tua atenção que os Graus DeMolays são altamente elaborados, espetaculares e bonitos? Não acha que um jovem que veja tal trabalho irá, quando se tornar Maçom, ficar desapontado?"

"Meu jovem amigo," respondeu o Antigo Past Mestre, "a maioria de nós vive em pequenos lares, em pequenas cidades, ou em grandes lares em grandes cidades. A maioria de nós não vive sob o trovejar do Niágara, ou no terreno do Grand Canyon, ou sob a sombra do Pico Pike. Poucos de nós vivem em ou próximo à Yellowstone, ou o Yosemite, ou o Lago Grater. A maioria da população deste país não vive às vistas do poderoso oceano. Você acha que isso nos faz insatisfeitos com nossas vidas ou nossos lares quando vamos como turistas nas belezas dessa nossa maravilhosa terra?

"Eu presenciei os Graus DeMolay. Eles são muito melhor desempenhados pelos garotos do que nossos Graus Maçônicos são pelos homens adultos. É culpa dos garotos, da Ordem deles, dos Graus deles, ou é nossa culpa? Seus Graus são bonitos e solenes; mas que eles mesmo alcancem a margem da beleza interior do Grau Maçônico, nenhum verdadeiro estudante da Maçonaria admitiria por um momento. Pode, porém, ser verdade que alguns jovens, iniciados nos Graus DeMolays, desaponte-se quando alcance o Terceiro Grau da Maçonaria, que não é mais envolto em trajes, enfeites, encenação. Mas tal jovem se desapontará em qualquer evento.

"Acredito que a maioria dos garotos, quando se tornarem homens, vão se voltar dos elaborados e espetaculares Graus da Ordem DeMolay para os mais quietos, considerativos e profundos Graus da Maçonaria com alívio, e vão mergulhar neles com profundo entusiasmo, devido à sua prática na etiqueta do Templo, sua experiência em fraternidade, sua educação em Ritual e companheirismo.

"Há Maçons nesta Loja que, eu sei, se oporão à despesa da tesouraria da Loja. Dirão, `Por que, não tenho filho para entrar em tal Ordem, por que deveria financiá-la?? Mas eles podem ter filhas. Então eles podem estar interessados em que os jovens garotos desta cidade cresçam como bons homens, verdadeiros, corretos. Pois algum desses jovens, algum dia, provavelmente será o marido da filha daquele Maçom. E quão melhor homem ele for, mais feliz ela será.

"Você já parou para pensar, meu Irmão, o que há na Maçonaria que a manteve viva e a fez crescer, por milhares de anos? Que outra coisa você pode nomear que durou e cresceu por milhares de anos? Apenas uma, o amor e a reverência por Deus. Então, estou falando a verdade quando digo que é Deus na Maçonaria que os manteve juntos. A Paternidade de Deus e a fraternidade dos homens como ensinada na Maçonaria são os cimentos espirituais que espalhamos com nossas trolhas de Graus, e Lojas, e Ritual.

"A Ordem para os garotos é nada mais que um novo modo de aprontar as pedras para a construção. Antes que houvesse tal Ordem, nós pegávamos os garotos da forma como os encontrássemos. Nós ainda fazemos assim. Mas, em adição, nós agora temos uma Ordem a qual, enquanto não pronuncia uma só palavra que possa ser entendida como um convite, que nada diz a qualquer garoto que o faça pensar que a Maçonaria quer qualquer coisa dele, ainda, ensina a ele patriotismo, amor a Pátria, amor às escolas públicas, amor à Maçonaria, devido a sua unidade, sua caridade, seu companheirismo, e também ensina a ele as lições de ajuda a um Irmão, de tolerância e mente-aberta, e de sincera reverência a um Ser Supremo. Nenhum garoto que tenha sido um DeMolay jamais se juntará a uma Loja Maçônica sem estar melhor preparado para ser um melhor Maçom que o mesmo garoto que jamais tenha sido um DeMolay.

"Eis, meu Irmão, agora você sabe com me sinto sobre isso, e porque vou encorajar que nossa Loja não obstrua o caminho, mas se fique ao lado e impulsionando, que nossos jovens homens tenham essa gloriosa chance de aprender os elementos de fraternidade antes que eles venham ante a nós para serem feitos Mestres Maçons."

"E eu vou estar ao seu lado e encorajar o mesmo destino," disse o Jovem Irmão. "Eu não entendia."

Fraternalmente,
Carl Johnson, 32
Loja Maçônica Burlington #254
Grande Loja de Washington dos Maçons Livres e aceitos
Rito Escocês Antigo e aceito, Vale de Bellingham
Oriente de Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!