Pesquisar este blog

24 de agosto de 2001

Voltando ao assunto de "prêmios" , "graus" e "Honrarias".
Vou me atrever a comentar..... Concordo que o "saneamento" deve ser feito em todos os níveis.. claro, em todo esse tempo DeMOLAY acredito que muitos já tiveram o prazer de presenciar "alguém" concedendo à "alguém" ou "alguéns" prêmios , honrarias , e quando não se tem mais "graus" para conceder, "inventam" "diplomas" e outras condecorações mais. Realmente é uma experiência "impar" participar desses eventos de "agraciar o ego de alguém".
Deixando o cinismo e a ironia de lado, creio que os Oficiais Executivos sejam responsáveis para manutenção da "dignidade" de nossos "graus" e "simbolos", e principalmente a preservação do bom caráter e da não "banalização" da Ordem DeMOLAY.
A cena mais "chocante" e "triste" que já ví em minha vida, foi quando dois grandes irmãos receberam o Chavalier, e em meio à tanta felicidade, e emoção pelo fato ocorrido, olho em um cato da sala, e vejo um DeMOLAY olhando para o seu "Diploma" de Chavalier como se fosse um simples diploma de "HONRA AO MËRITO" , de "que?" de "quem?", acredito que naquele momento, a maior perda da Ordem foi para aquele irmão , que não devia ter mais do que 16 anos de idade, e lhe tinha sido tirado , o direito "entender" o que se passava, não havia felicidade nos olhos dele, posso estar "percebendo" em demasia, mas senti que na expressão dos olhos dele, ele gostaria de "entender" o que havia acontecido. Quem sabe não recebeu por pertecer a "linhagem sanguínea " nobre , e que lhe outorga o direito "secular" ao Chevalier (e dizem que eu ainda não sou sutil :-) ) .
Isso acontece principalemente com a Cavalaria, o mais interessante é que somos cobrados, pois nossos conventos estão ficando "vazios", já não existem Cavaleiros que possam "ouvir" o chamado de seu Ilustre Comendador Cavaleiro. E normalmente os "responsáveis" cobram a ausência nos conventos , sem ao menos se darem conta de que são os grandes culpados, quando qurem "travestir" democracia, na hora da indicação e investidura, em "todos tem direito", bagunça . E é claro que tem, desde que saibam o que e quando será esse direito.
Como disse o Marcelo, nós DeMOLAY's somos responsáveis pela "manutenção" do futurdo de nossa ordem. Para que meu filho, no futuro, não preencha a petição , como se tira um pedido no açougue, "marcando" de antemão, os graus e honrarias que já deseja na oportunidade da iniciação. Que eles tenham o direito de conquistar, e merecer. ( Agora não fui sutil, nem posso) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!