Pesquisar este blog

13 de novembro de 2001

Ontem devo ter participado da mais importante reunião maçônica que já presenciei. A Loja da qual sou membro, a Luz Invisível 033 (GLParaná) tem 101 anos de fundação. Destes, há 48 anos é membro o Ir.'. Pedro Mortensen, M.'.I.'.. Dois dos membros da Loja são casados com netas dele.

Muito, muito doente, a Loja havia decidido, por unanimidade (esta que não foi burra), reunir-se na casa do Ir.'. que já há quatro anos não pudia sair de casa por recomendações médicas. Mas este ficou injuriado ao saber da idéia e fez plena questão de estar presente à Loja.

Cercado de todos os cuidados que se faziam necessários, com todas as honras foi recebido O membro da Loja, nossa história viva.

No momento oportuno, vários dos membros mais antigos da Loja teceram suas narrativas sobre os vários aspectos que nortearam a extensa carreira deste valoroso Ir.'., detentor de todas as honras que a Grande Loja do Paraná pode conceder.

Por último, chega a vez do Ir.'. Mortensen. Aí sim pude entender o que tantos lá diziam a respeito dele. A lucidez, a serenidade, a total compreensão do conceito maçônico. Suas palavras têm o imenso poder de dominar o ambiente, sua mensagem chega claramente aos ouvidos de todos. Aliás, nem precisava ter proferido muito, pois era nítido, principalmente entre os Aprendizes e Companheiros, o encanto de sua presença.

Sua mensagem se encerra com as seguintes palavras: "Um Mestre só é Mestre quando está ensinando". Víamos ali neste instante o quanto valeu o esforço por estar ali, reunido com seus Irmãos. A sessão encerrou-se da forma mais pura, e o Ir.'. Pedro retornou para seu lar.

Mas minha experiência maçônica enriqueceu-se de uma forma que os dois últimos anos juntos ainda não haviam feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!