Pesquisar este blog

13 de junho de 2009

DeMolay na Universidade


Um interessante hábito americano é a participação em fraternidades. Isso chegou a nós através das Ordens juvenis, como DeMolay, Filhas de Jó e Arco-Íris. Por lá isso vai muito mais longe, como Eagles, Elks e até coisas como Fraternal Order of Police. Mas isso é assunto para uma próxima postagem.

Outra coisa que acho interessante são as fraternidades acadêmicas, aquelas famosas Alfa-Beta-Gama que vemos nos filmes juvenis.

Um país asiático sob forte influência americana, são as Filipinas. E é justamente por isso que existe a Ordem DeMolay por lá.

Há algum tempo atrás, quando eu acompanhava o fórum do extinto ISC, houve um relato de um DeMolay filipino sobre uma briga histórica que teria havido num campus universitário de lá, envolvendo os DMs com outra fraternidade.

Pesquisando, cheguei a essa página, a MSU DeMolay. Lendo a história deles o que se aprende é que realmente houve essa fraternidade DeMolay dentro de uma Universidade, desde a década de 70. Pelo que contam, gozou de relativa notoriedade, principalmente por abrigar jovens de destaque na sociedade. Chegou a formar um Capítulo que posteriormente fechou, devido aos trotes que praticava na Iniciação, o que não era bem visto pela Loja patrocinadora.

Já ouvi falar, mas nunca confirmei, que o Capítulo Agulhas Negras haveria começado dentro da AMAN. Quando eu estava na UFPR, havia dezenas de DeMolays por lá, mas nunca nos organizamos. Sei que na UFSC uma chapa de DeMolays e Filhas de Jó já venceu eleições do DCE.

Será que há outras histórias por aqui também??

4 comentários:

  1. Brito, e a maioria dos Professores da AMAN sao macons (segundo um proprio Macom, Professor de la, me disse).

    Abs, Freitas

    ResponderExcluir
  2. Na UFSC a chapa que comandava o DCE eram de Demolays sim, mas era a banda podre aqui de Floripa. Quase ninguém prestava...

    ResponderExcluir
  3. semana passada teve o quinto congresso da DeMolay no estado de pernampuco ...foi muito massa...quem quiser bater um papo esse é o meu msn=>marcos_guerreiro21@hotmail.com e o meu twitter.com/linsmarcos

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE O CAPITULO AGULHAS NEGRAS FOI FUNDADO NA AMAN, NÃO LÁ DENTRO( FISICAMENTE) MAS POR CADETES NO INICIO DA DECADA DE 90.
    Eu fui uns dos primeiros Mestres conselheiros, na época era Cadete do 3º ANO.
    Outra hora conto mais....
    abs
    José Carlos Freitas

    ResponderExcluir

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!