Pesquisar este blog

17 de novembro de 2008

DeMolay no Irã

Muitos sabem que há anos venho pesquisando sobre a Ordem ao redor do mundo. Ano passado tive uma interessante surpresa ao conseguir Rituais, Estatutos e uma série de outros documentos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay da Alemanha.

Também conseguimos provas e evidências em vários outros países, como França, China, Marrocos, Coréia, Porto Rico e outros.

Contudo, há um país em especial que me torturava por quase nada conseguir. Como os ventos mudam, ano passado, consegui uma luz. Um Irmão que mora em Hong Kong, mas é filiado ao Supremo Conselho das Filipinas, me alertou sobre a fundação de um Capítulo na Arábia Saudita. Após contatos com esses, consegui informações sobre as antigas Grandes Lojas do Irã. Com a queda do regime do Xá Raza Pahlavi, essa poderosa e influente instituição foi praticamente banida, funcionando hoje apenas no exílio, e longe do poder de antigamente.

Sabemos que houve na década de 70 um Supremo Conselho DeMolay nesse país, que desapareceu também, junto com a democracia.



Deve ser muito interessante ser Maçom em países onde o Cristianismo é minoria, ou então está ilhado, como o Líbano, terra de Hiram, onde tem até uma Grande Loja Bet-El! Será que eles usam robes e tiaras? :-)

Será que alguém sabe alguma forma de nos comunicarmos com alguém dentro do país com acesso a documentos oficiais??? :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!