Pesquisar este blog

16 de novembro de 2008

O que vão pensar?


A revista IstoÉ Dinheiro, especializada em economia e negócios, publicou notícia na sua Edição 481 sobre o Vale do Silício brasileiro. Chama atenção uma frase no meio do texto: "muitos dos empreendedores são adeptos dos preceitos da maçonaria, que prega a construção de uma sociedade melhor e o trabalho em conjunto. Isso atenua até a concorrência entre elas".

Para a população em geral, que tipo de mensagem uma afirmação como essa passa? Será que as pessoas entendem que os Maçons se protegem, ou, pelo contrário, por suas convicções são leais entre si no comércio? E o que fariam com os demais?


Sabemos que uma das coisas que mais incomodam as pessoas fora de nosso círculo iniciático é uma suposta proteção que teríamos. E isso não é exclusividade brasileira, não!

Além disso, vemos essa proteção entre outras entidades, como igrejas. E nos últimos anos pudemos inclusive perceber como isso fez com que pequenas se tornassem grandes.

Isso inclusive em algo em que já fomos muito bons: influência.

E você, o que acha? Há essa proteção entre nós? É boa / ruim? Como deveria ser?

Um comentário:

  1. Na verdade não há uma proteção explicita. Mas se você, por exemplo, precisa de um médico ou um advogado, acho normal que procure o profissional que lhe de mais confiança, no caso, nada melhor do que um irmão.
    Não vejo com maus olhos essa preferência por irmãos.
    Mas...
    não pode-se preterir bons profissionais por irmão apenas pelo fato da fraternidade.

    Enfim, apenas minha humilde opinião.

    Pedro C. de Almeida A. Costa.
    Curitiba nº162

    ResponderExcluir

.'.
Pode criticar, opinar, sugerir, enfim, se manifestar. Mensagens que sejam apenas ofensivas serão removidas. Obrigado!